segunda-feira, 22 de abril de 2013

Diário de Bordo: "Baila comigo?"

Imagem: Renan Nunes 
Todo ano, temos que fazer uma apresentação de dança no colégio, um dos bimestres é dedicado apenas a esse tema. Essa oportunidade gera uma divergência de opiniões: alguns alunos ficam muito animados, e outros logo começam a indagar sobre a repetição do tema todos os anos, porém, cá entre nós, a ideia de poder dançar me faz feliz, enquanto grande parte da classe se lamentava, eu, sem dúvida, piscava ansiosamente, a época de dançar é uma das minhas preferidas, esse é o trabalho do colégio que eu mais tenho prazer em realizar.

A dança é a arte de movimentar o corpo, criar movimentos singulares, mexer para um lado e para o outro, girar, saltar, a dança é balançar os pés, ela é aquilo que você acredita que ela seja. Quando eu danço posso ser eu mesma, posso me entregar diante daquela melodia, permitir sem resistência que meus pés me guiem para alguma constelação distante. É como se eu estivesse livre, como se eu pudesse flutuar, nesse momento tenho a vontade de fechar meus olhos e deixar que aquela música me domine, sou invadida por inúmeros sentimentos, então eu me permito esquecer o mundo real.

Quando eu danço nada mais importa: todas aquelas pessoas me olhando, os professores avaliando minha apresentação, o nervosismo, o medo de esquecer os passos, tudo desaparece, o único imperativo ali é dançar, dançar e dançar, e sim, é a única coisa que eu quero fazer.

Não importa onde, quando e com quem, todas elas sabem me encantar: a delicadeza exalada pelo balé, a garra em cada passo do Street Dance, a paixão avassaladora e cruel do tango, o ritmo alegre da salsa, a elegância sem precedentes da valsa, a liberdade irrevogável do rock, todas elas tem um significado para quem dança e para quem assiste, o significado pode não ser o mesmo para todos, mas o sentimento é.

Dançar é aumentar o som no último volume e pular, gritar e cantar desafinadamente a música até seus pés não suportarem mais, dançar é se expressar, é uma profissão, é uma das artes mais belas que foram criadas, dançar é ver a beleza no movimentar de um corpo em sincronia com outros, dançar é coragem, força, paciência e persistência, dançar é muito mais do que um dia eu consiga expressar.

A dança está nos olhos de quem vê, ela está nos pés que flutuam majestosamente sobre o chão, a dança pode estar no mais simples “pra frente, pra trás”, há muitos dançarinos por aí, aqueles que fazem parte de academias, companhias, aqueles que dançam em grupo, os que arriscam alguns passos nas pistas de dança e até mesmo aqueles que alegremente dançam dentro de casa ao ouvir aquela música maravilhosa, admitam, vocês são dançarinos secretos. Dança é liberdade, é atitude, dança é expressar-se. 

Larissa Mirandah

2 comentários:

  1. oie Larissa
    adorei seu blog e seu texto.
    Eu sou uma negação em dança rs quando me formei o máximo que consegui foi fazer alguns passos de valsa, e passinhos estilo "seu coisinha" rs mas o que importa é entrar no clima.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque, obrigada pelo elogio chuchu!
      Algum tempo atrás eu achava que dançar era um monstro de sete cabeças, mas depois fui me acostumando e aprendendo a amar, faço questão de dançar todos os anos, não sou expert no assunto, mas eu me sinto bem fazendo isso, é gostoso, divertido e traz uma alegria enorme, é como você disse, é entrar no clima, não importa o que dançamos, desde que nós faça bem, é minha opinião. Adorei te ver por aqui!

      Beijos

      Excluir