segunda-feira, 24 de junho de 2013

Diário de Bordo: Meu amor por séries...


Eu não concordo com tudo, as vezes é bom ser diferente, é bom não gostar das mesmas coisas que o restante do mundo, é bom ter uma opinião distinta das demais, é bom defender uma causa que ninguém mais acredita, é incrível ser diferente.

Ler resenhas se tornou um hábito, eu adoro ler uma resenha que exponha uma opinião diferente da que me veio à mente quando li o livro, você percebe que pode conversar respeitosamente com o autor da resenha e entender seus motivos, ou simplesmente surtar com ele quando o livro agrada ambos, você tem a sensação de que não está sozinho no mundo, e que na enorme extensão de nosso planeta há alguém que compartilha do mesmo sentimento que você em relação àquela história.

Algum tempo atrás eu percebi que alguns leitores começaram a optar por livros únicos, as séries extensas estão começando a assustar alguns leitores, tudo bem, eu entendo os motivos perfeitamente, entretanto, baseada nos mesmos motivos eu me pergunto se somente eu ainda sou apaixonada por séries, será?

Eu conheço perfeitamente os motivos que levam alguns leitores a deixarem algumas séries de lado, mas são esses motivos que me fazem amar tanto as série, são esses motivos que fazem com que eu sorria com toda a felicidade do mundo ao saber que aquele livro que eu tanto amei terá uma continuação, são esses motivos que tornam alguns dos meus dias radiantes.

Os motivos: o desespero da espera que parece interminável até o lançamento do próximo volume, a ansiedade triplicada que acompanha a pré-venda, ou a angústia feroz que toma conta de você enquanto espera o autor terminar o próximo livro. Eu prefiro enxergá-los dessa forma: a felicidade em saber que seus personagens preferidos voltarão em novas aventuras, o brilho dos olhos ao saber que o livro que você tanto esperou está na gráfica, ou aquela sensação nostálgica ao saber que o último livro daquela série está em suas mãos, a dor antecipada que aparece no momento em que você se dá conta de que será a última vez que poderá se deliciar com suas histórias, o buraco que se forma em seu peito e que jamais será preenchido por nenhuma outra série, mas não se preocupem, sempre haverá muito espaço para serem cavados mais alguns buracos.

Eu gosto de livros únicos, gosto de ler uma história única e saber que ela ficou perfeita daquela forma, mas ainda há um encanto nas séries perante o meu olhar que, provavelmente, eu não sou a única a enxergar. Não é um sentimento simples de descrever, é como segurar Harry Potter e a Pedra Filosofal nas mãos, e algum tempo depois ter em mãos Harry Potter e as Relíquias da Morte, é um sentimento que percorre todo o seu corpo, é você saber que sua vida foi marcada por aquela série, é saber que, de certa forma, você ama todos aqueles sentimentos angustiantes e desesperadores que acompanham o amor que você sente pelas séries. Como eu disse, não é um sentimento fácil de descrever, mas eu acredito que valha a pena senti-lo, afinal de contas, algumas séries são inesquecíveis, por isso eu as defendo, elas tem uma parte gigante no meu coração leitor!

Larissa Mirandah

8 comentários:

  1. Mirandah, bate aqui \o você não está sozinha, eu tmb adoro séries, sou fissurada e não vivo sem iniciar uma kkkkkkkkkkkkkkkk
    Engraçado que tudo o que você descreveu dos sentimentos ao esperar o próximo volume, é tudo o que eu sinto em relação a séries: o gostinho de rever os personagens, a expectativa de esperar o próximo volume sair, e sofrer sabendo que aquele é o último livro. Acho que somos masoquistas das séries kkkkkkkkkkkkkkk
    adorei o post
    bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bate aqui Jacque o/
      Eu já li tantos comentários de pessoas que fogem das séries que comecei a pensar nisso, eu não entendia, eu conseguia ver os motivos que levam as pessoas a deixarem as séries de lado, mas aquilo não fazia sentido pra mim, porque eu adoro todos os sentimentos ruins que acompanham o lado bom das séries, eles são únicos. Que bom que se identificou, não me sinto mais sozinha, oba!
      E acho que sim Jacque, somos masoquistas de séries rs'
      Beijos

      Excluir
  2. Adoro séries, mas gasto tanto com livros que tenho ficado sem coragem de acompanhar algumas, principalmente aquelas que não tem definição de quantos livros terão. Mas eu entendo perfeitamente que adora isso, rsrs. Passei por isso lendo Harry Potter e seria idiota da minha parte não entender.

    Beijos
    http://www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Fê, eu acabo passando por isso meio que sem perceber, começo inúmeras séries e acabo me esquecendo do segundo livro apenas pra dar lugar para o primeiro livro de outra série, exemplo claro disso é a série Os Legados de Lorien, eu simplesmente me apaixonei pelo primeiro livro, me empolguei e fiquei louca pela continuação, mas depois esqueci, e continuei comprando outros livros. Acho que isso se tornou um hábito, não consigo parar, os primeiros livros de série mais urgentes agora são Cidade dos Ossos, A Seleção e Divergente, acho que no fundo eu gosto de sofrer rs'
      Beijos

      Excluir
  3. Eu também adoro séries, e concordo que realmente a aflição é enorme na espera do próximo livro. Mas em compensação, o prazer que sinto quando finalmente estou com aquele livro não tem preço, faz toda a espera valer a pena. Quando a série acaba eu praticamente entro em depressão, fico de luto, como se os personagens tivessem todos morridos, é muito triste. Mas sim, sempre há lugar para novos amores, novas séries e novos buracos no peito.
    Adorei o post (e o blog também, inclusive estou seguindo.
    Beijão Larissa!

    livroseoutrasalegrias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho essa mesma sensação quando uma série acaba, acho que é por isso que enrolo tanto pra terminar uma série, você sabe que quando comprar o último livro isso significará um fim, significará que você não terá que aguardar mais por outro livro, eu entro em uma depressão monumental e só depois de muito tempo que ela some, acho que só nós leitores entendem realmente como são esses sentimentos, algumas pessoas acham estranho nos apegarmos tanto aos livros, elas não sabem que eles são bem mais que livros.
      Obrigada pelo carinho Mayse!

      Excluir
  4. Oi Lari!!
    Eu entendi perfeitamente o seu ponto de vista e até me vejo, em partes, assim também. Mas como sou compulsiva por livros, vou comprando tudo que vejo pela frente em promoção (E frete grátis, claro), fico com muitos livros na estante. Às vezes não tenho condições de comprar a continuação da série, ou demorou tanto pra sair o restante que me desanima.
    Outro caso também que me deixa "fula" com séries é que um livro não tem necessidade de continuação. Uma trilogia já basta, mas alguns autores querem lançar o quarto, o quinto, o sexto pra ganhar dinheiro mesmo. A história se prolonga, fica cansativa sendo que muitas vezes poderia se resumir em três livros. O bolso pesa.... =(

    São pouquíssimas séries que acompanhei de perto. Eu amo Hush Hush e só falta Finale pra finalizar (não comprei por falta de grana -.-'). Quero ler "a saga do tigre" porque todo mundo diz que o último livro é mara (só li o segundo). Também quero ler a série Fazendo Meu Filme (tenho os três primeiros mas só li o primeiro). Mas por exemplo, a série Os Imortais, Beijada por Um Anjo, Cavalo de Tróia, O Mochileiro das Galáxias, poutz, são muitos livros!
    Até Game Of Thrones já vejo exagero!

    Enfim, minha opinião de leitora que tem MUITOS LIVROS PRA LER! =(
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Jeh, eu entendo perfeitamente. Morro de vontade de poder sair comprando todos os livros que eu vejo em promoção, o único problema é que pesa o bolso dos meus pais não o meu rs', então eu acabo reduzindo a wishlist a uns 5 e vou adquirindo aos poucos, confesso que acho muito difícil me controlar, sempre saem lançamentos incríveis, promoções maravilhosas, e como moro no Goiás o frete não é lá tão barato, acabo ficando só na vontade mesmo e babando nas promoções lindas de morrer (Submarino que o diga...), eu tento dar prioridade às séries, mas convenhamos, é quase impossível, então você começa a iniciar milhões de séries e nunca termina uma.
      Eu concordo com sua opinião sobre as continuações desnecessárias, minha nossa, pra quê estender algo que se resumiria em três livros e faria os leitores mais felizes? Não tem cabimento, é por isso que muitas pessoas desistem das séries, como você disse, o bolso pesa.
      Eu acompanhei Harry Potter, já li todos, mas falta comprar do 5° pra frente, ele é o mais caro, então sempre desisto de comprá-lo; eu acompanhei Tiger's Curse direitinho, mas ainda falta o último, estou morrendo de medo de ler esse, é o último então estou com um aperto no coração, eu super recomendo que você continue a leitura Jeh, mesmo com alguns pontos negativos, acredito que valha a pena; Os Imortais eu tenho só os dois primeiros, é aquela série que fica encalhada por falta de interesse mesmo, eu gosto da história, mas ela fica sempre como segunda opção; e recentemente adquiri uma série que eu queria a muito tempo: Percy Jackson & Os Olimpianos, eu morria de vontade de ler a série, então um dia o box estava de promoção (Submarino é muito amor rs') e eu acabei comprando, uma das melhores coisas que já fiz.
      Bem Jeh, eu concordo com seu ponto de vista, e entendo direitinho, mas quem não resiste a uma série né? Tomara que você vá na Bienal, estou ansiosa \o/
      Beijos

      Excluir