sábado, 9 de março de 2013

A Bailarina Fantasma - Socorro Acioli



Título: A Bailarina Fantasma
Autora: Socorro Acioli
Editora: Biruta
Ano: 2009
Páginas: 184
Sinopse:
"[...] Parece que os fantasmas gostam de teatros antigos. Com esse não seria diferente. Há anos os funcionários e artistas que frequentam essa casa relatam histórias sobre uma bailarina jovem, bonita, quase transparente, que dança no palco pela madrugada, passeia pelos corredores e tenta fazer contato com alguém que não tenha medo de seu hálito gelado. A bailarina fantasma tem algo a dizer e uma história para contar. Sua vida se confunde com a vida dessa casa centenária. Só alguém com muita coragem será capaz de ouvir."
[Sinopse retirada da capa]


Eu amo lugares antigos, lugares que carregam algumas histórias entranhadas em suas paredes, sempre vai existir certa magia no antigo. Já imaginou as histórias do Coliseu de Roma? As Ruínas de Hampi? A Muralha da China? Que mistérios cercam a Torre Eiffel, os Teatros da Grécia, ou até mesmo a cidade de Machu Picchu?

Cada lugar desses carrega histórias, algumas reais, e outras que nós jamais iremos conhecer, mas e se um fantasma quisesse lhe contar uma dessas histórias? Você o ouviria? Dizem que fantasmas habitam teatros antigos, e no Brasil não poderia ser diferente, funcionários do Theatro José de Alencar relatam histórias de uma jovem bailarina deslumbrante que dança pelos palcos, quase voando, sua vida está ligada ao teatro, ela tem uma história para contar, mas quem terá coragem para ouvir?

Eu sempre deixei bem claro o quanto eu apoio a literatura nacional, ainda mais se forem os mais jovens tentando ingressar nesse enorme mundo editorial, então um dia, vasculhando as prateleiras da biblioteca encontrei A Bailarina Fantasma escondidinho no meio de vários livros, eu não sabia o que esperar, a capa não dizia nada sobre a história, mas no momento em que li a sinopse percebi que aquele livro precisava ser lido, e eu precisava conhecer a história do fantasma que habitava o teatro...

Quem nos conta uma parte da história é Anabela, que mora com seu pai na cidade de Fortaleza, ele é um arquiteto apaixonado pelo teatro, e por isso é escolhido para comandar a restauração do local. Até que Anabela conhece a bailarina fantasma, e começa a desvendar os mistérios que envolvem esse monumento da arte.

No decorrer do livro, outros personagens contam histórias e relatos sobre acontecimentos que se passaram ali dentro, até que chega a vez da bailarina, Clara, desvendar todo o mistério e nos contar o porquê de ainda estar ali, e é muito difícil você não se emocionar, e apaixonar, pela história dessa jovem.

Eu poderia passar horas tecendo os motivos para vocês lerem, mas não seria suficiente, vocês sabem melhor do que eu que é quase impossível descrever algo que gostamos tanto, Socorro soube criar um mundo diferente, emocionante e deslumbrante, eu fiquei me roendo de vontade de conhecer o teatro, e os diversos pontos de vista da história deixaram tudo bem mais empolgante.

Na medida em que o livro foi acabando, eu fui ficando triste, a história me emocionou tanto que eu não queria abandonar os personagens lindos, e nossa, se eu falar mais alguma coisinha vou soltar um baita spoiler, mas eu recomendo: leia, leia, leia e leia é claro. A história dessa bailarina fantasma é daquelas que você nunca esquece, não é apenas mais um livro, é aquele que toca o âmago de seu ser, você vai sentir lá no fundo todas as histórias que se passaram naquele teatro, e sim, isso é muito improvável, mas eu gosto de acreditar que essas histórias são reais, afinal de contas, que mal há dar asas a imaginação.

Socorro Acioli, você é uma das muitas autoras e autores nacionais que provam para todos que o Brasil tem sim grandes escritores e que é capaz de criar histórias que nos deixam sem palavras, agradeço por ter me presenteado com uma das histórias mais lindas que já li, e eu concordo: “Um breve instante de amor apaga uma eternidade de tristezas”.

Larissa Mirandah

2 comentários:

  1. Ahn, que resenha fofa <3
    Estou doida por este livro, também adoro estes livros que têm história dentro, porque sou muito curiosa e sempre acabo aprendendo um pouquinho.

    Eu também termino um livro acreditando que é real, mesmo que seja uma obra de ficção. Bem, sou mais feliz assim rs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão bom, é como se a vida dela estivesse conectada com a do Teatro, a Socorro criou uma história que dificilmente não vai tocar seu coração, ela escreve com um amor, uma paixão, e a literatura nacional sendo desvalorizada desse jeito. Concordo com você, também sou mais feliz acreditando que é real, afinal de contas é real, não me iludam dizendo o contrário rs'

      Beijos Ceile!

      Excluir