sexta-feira, 22 de março de 2013

A Promessa - Richard Paul Evans


Título: A Promessa
Título Original: Promise Me
Autor: Richard Paul Evans
Tradução: Thiago Novais
Editora: Lua de Papel
Ano: 2011
Páginas: 288
Sinopse:
 "Ela havia perdido todas as esperanças... e encontrou um homem que cumpre suas promessas...
   Beth Cardall tem um segredo. Durante dezoito anos, ela não teve escolha senão guardá-lo para si, mas, na véspera do Natal de 2008, tudo isso está prestes a mudar.
   Para Beth, 1989 foi um ano marcado pela tragédia. Sua vida estava desmoronando: sua filha de seis anos, Charlotte, sofria de uma doença misteriosa; seu casamento transformou-se de uma relação aparentemente feliz e carinhosa em algo repleto de traição e sofrimento; seu trabalho estava por um fio e ela perdera totalmente a capacidade para confiar, ter esperanças e acreditar em si mesma. Até que, um dia extremamente frio, após atravessar uma nevasca até a loja de conveniência mais próxima, Beth encontra Matthew, um homem misterioso e encantador, que mudaria de uma só vez o curso de sua vida."
[Sinopse retirada do site da Livraria Saraiva]


Eu não sou muito difícil de agradar, mas a euforia que me contamina toda vez que encontro um livro que eu quero muito ler escondido em uma das várias estantes da biblioteca é incompreensível. Quando o livro foi lançado eu vi a blogosfera divida: Uns amaram e outros acharam a história totalmente sem nexo, já eu não sei bem definir o que sinto por ela.

Beth Cardall vê sua vida desmoronar após uma série de acontecimentos, ela vê suas forças, fé, esperança e confiança se esvaírem com o passar dos anos, e para piorar a situação, sua filha de 6 anos, Charlotte, adoece e médico algum consegue descobrir o que ela tem, até que um homem misterioso surge para mudar as coisas na vida de Beth, mas o destino reservou para eles uma história que ninguém imaginava ser capaz de acontecer, quais os segredos de Matthew?

Uma coisa eu digo: esse não é um livro comum, a história é diferente de tudo que eu já li. Quando vi o livro pela primeira vez me fixei apenas na ideia que a capa transmitia: alegria, romance, verão, algo divertido, bonito, nem mesmo a sinopse eu havia lido, eu não sabia onde estava me metendo... ainda bem!

Quando você começa a leitura pensa que é apenas mais uma história de amor difícil que acontece na vida real, mas você descobre que ali há mistério, e quando o final vai se aproximando, Richard nos arranca da história de amor e joga uma bomba enorme em nosso colo, nos deixando tontos e sem reação diante da situação, eu só consegui respirar direito quando o livro terminou.

Eu não concordo com as resenhas que afirmaram que deveria haver mais explicações para os mistérios, o autor deixou uma brecha para que os leitores imaginassem como tudo acontecia. A diagramação do livro é perfeita, e as frases no início de cada capítulo são realmente lindas, o que me incomodou muito foi a orelha, sério, achei desnecessário terem revelado tanto, e a capa, bem, eu acho ela delicadamente bela, o título em azul e alto relevo brilhante é bem destacada e combinou com os tons de amarelo, já o romance, o que dizer dele? Sem palavras.

Não consegui entender o motivo de terem odiado a história, eu torci tanto para a Beth, ela merecia tanto o “final feliz”, e a pequena Charlotte é uma menininha tão esperta, cuidou tanto da mãe, me peguei dando sorrisos bobos com esse livro, ele mexeu comigo de uma forma diferenteRichard soube inovar e criou uma história totalmente inesperada, eu duvido que você descubra os mistérios dele antes de eles serem revelados, é algo totalmente “What?”.

Esse autor tem uma escrita tão linda, romântica, leve, eu não sabia mais o que pensar, o que iria acontecer, como as coisas iriam se desenrolar, eu fiquei angustiada juntamente com a Beth, chorei com ela e compreendi os motivos que a levou a desconfiar tanto do Matthew, me emocionei com a escolha que ela fez no final, e fechei o livro sabendo que não existia motivo algum para eu me arrepender de ter lido o livro, apenas agradeci mentalmente por eu ser desocupada o suficiente para vasculhar minuciosamente cada espacinho das estantes da biblioteca.

Eu tive muita dificuldade para definir em palavras o que eu senti pelo livro, não me peçam para descrevê-lo, essa resenha jamais será suficiente para expressar quão incrível ele é: diferente, tocante, impossível e doce, recomendo a leitura, mas antes abra a mente para coisas que não possuem uma explicação exata, deixe seu coração comandar tudo, e apenas esqueça que existe outro mundo além do livro, leia, garanto que não irá se arrepender!

Larissa Mirandah

4 comentários:

  1. Olá, Larissa! Tudo bem?
    Eu devorei esse livro em um dia e fiquei encantada pela trama! O desfecho emociona, né? :)
    Beijos!

    Biih
    http://hellostar.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Biih,
      Realmente foi desse jeito, quando você começa só consegue parar quando o livro acaba, eu fiquei em transe, olhando para o nada e pensando no livro, é muito emocionante, recomendo muito.

      Beijos flor!

      Excluir
  2. Que resenha linda, Larissa. =) Eu também acho que a capa transmite tudo aquilo que você citou!
    Acho que nunca li este livro por medo de me decepcionar, pensei que seria mesmice... Mas darei uma chance à ele.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio Rafaela, e apesar da capa transmitir tudo isso, a história do livro vai além, é algo imprevisível, eu recomendo muito a leitura, acredite esse livro vale a pena, te garanto.

      Beijos

      Excluir