quinta-feira, 4 de abril de 2013

Coração de Tinta - Cornelia Funke


Título: Coração de Tinta
Título Original: Inkheart
Autora: Cornelia Funke
Tradução: Sonali Bertuol
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2006
Páginas: 456
Sinopse:
"Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. Quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração de Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu."

[Sinopse retirada do site da Livraria Saraiva]

E se o mundo dos livros estivesse ao alcance de sua voz? Se cada personagem que você conhece tão bem estivesse ao seu lado, piscando e respirando assim como você? E se você tivesse esse dom: trazer o mundo das páginas para o mundo real? E pudesse conversar com o Harry Potter? Alice? Peter Pan? Mônica? Os Karas?

Maggie vive com o pai, e pouco se lembra da mãe, ela não a vê desde os três anos de idade, porém, há algo mais forte que liga pai e filha nessa história: o amor pela literatura. Ele é um restaurador de livros, o que lhes permite viajar muito, visitando livrarias antigas, bibliotecas, sebos, e sempre criando novas “roupas” para os livros que já passaram por muitas mãos, mas que ainda tem muitas histórias para contar.

Um dos mistérios que intriga Maggie desde pequena é o fato de seu pai nunca ter lido nenhuma história para ela, o que ela não sabe, é que seu pai, Mo, decidiu que nunca mais leria nada em voz alta, por mais que ela tente, ele sempre lhe diz não, porém, um dia, um estranho visitante aparece e muda o curso de suas vidas revelando seu segredo: Mo tem o dom de trazer os personagens dos livros para o mundo real apenas com a voz. Agora eles precisam lutar por suas vidas, e se proteger de um vilão que saiu das páginas de um livro, mas ninguém sabe ao certo as surpresas que o futuro lhes reserva, e as aventuras que os aguardam.

As palavras de Cornelia Funke conseguiram me encontrar e até mesmo surpreender, a história que ela criou é única, e mesmo com acontecimentos tão impossíveis eles se tornam reais, eu fiquei imaginando: essa história poderia sim acontecer com qualquer um, é uma história tão leve, mágica e ainda assim, suas linhas carregam mais sentimentos do que eu poderia descrever. A autora conseguiu ligar com maestria duas histórias que se unem em determinado momento e formam apenas uma.

Os personagens são incríveis, Maggie, Mo, Fenoglio, Dedo Empoeirado, e até mesmo o vilão Capricórnio em toda sua maldade, mas se tem alguém que me cativou profundamente foi a Tia Elinor, eu acho que ela conseguiu transmitir perfeitamente como os amantes de livros são, e a biblioteca dela é aquele tipo de lugar que faz meus olhos brilharem só de imaginar, eu sentia o cheiro dos livros antigos no ar, aquela sensação de magia em cada cantinho daquele lugar.

Outro personagem que merece minha atenção é o Dedo Empoeirado, a autora nos dá motivos suficientes para ao menos detestar sua presença, mas quando você conhece sua história é muito difícil não sentir um pouco de apego a ele, aliás, esse foi o único motivo de eu não ter amado o livro como queria, o final que ela deu para o Dedo Empoeirado me deixou muito triste.

Cada capítulo começa com um trecho de outros livros, e eu adorei isso, sem falar das ilustrações, e aquela capa é muito linda. É um livro infantil, mas ele é suficientemente capaz de encantar as mais diferentes pessoas, ele tem uma história cativante e apaixonante, no momento que você pensa que tudo está finalmente calmo, a autora te surpreende e o deixa ansioso para saber o que vai acontecer. Quando eu terminei o livro não sabia direito o que pensar, eu pretendo continuar a trilogia um dia, mas eu acredito que vale a pena sim, é mais do que uma história para encantar crianças, leia! Se você é um apaixonado por livros assim como eu, leia!

Nós sabemos que coisas mágicas acontecem enquanto lemos, mas essa não é uma história independente, é uma história sobre histórias, sobre o amor aos livros, sobre magia, sonhos, essa é uma história que literalmente te leva até o mundo feito de tinta.

Larissa Mirandah

Nenhum comentário:

Postar um comentário