segunda-feira, 1 de abril de 2013

Diário de Bordo: Sentimento Clandestino



No colégio, passamos quase o mês inteiro analisando o conto “Felicidade Clandestina” da Clarice Lispector, mas algo que muito me intrigou foi o título do conto e a relação do mesmo com a história.

Eu vejo o significado de clandestino como algo proibido, que não deveria acontecer ou existir, portanto a felicidade clandestina é uma espécie de felicidade proibida, mas o que eu não havia percebido era que os meus sentimentos, as emoções que eu sinto por um livro, uma história ou um personagem são quase clandestinos.

Chega a ser clichê eu dizer essa frase, mas como eu amo clichês: Os livros despertam em mim emoções que eu jamais imaginava ser capaz de sentir, emoções singulares que tomam posse de cada pedacinho de mim, lágrimas, gargalhadas, dor, ódio, tristeza, raiva, angústia, ansiedade, desespero, sorrisos bobos, curiosidade, amor, paixão, e até mesmo admiração.

Um livro representa inúmeras possibilidades: Existe a possibilidade de você se apaixonar por um personagem, de você odiar a protagonista enjoadinha, de ficar deslumbrado com os cenários e paisagens, existe a possibilidade de você roer as unhas de ansiedade, de ficar desesperada quando o final é imprevisível, de dar boas gargalhadas com aquele personagem sarcástico, e querer arremessar o livro longe por culpa de outros, mas existe também a possibilidade de você se apaixonar pelo livro e não querer largar, de você chorar muito nas cenas de cortar o coração e se sentir órfão quando o livro termina.

Um livro é um mundo diferente, um mundo de histórias e sentimentos, começar a ler um livro é como mergulhar em um redemoinho de emoções, você nunca tem ideia do que vai acontecer dentro das páginas, é como entrar em uma floresta escura e não saber onde está pisando.

Alguns dias atrás eu comecei a leitura de um livro que eu esperei ansiosamente, eu estava com medo, pois eu sabia que ele iria mexer muito comigo, e eu estava certa, me apeguei tanto ao livro que quando me lembro da história eu sinto um aperto no coração, uma angústia, uma solidão, e uma imensa saudade, é um sentimento que me deixa sem palavras.

O que eu quero dizer é que os livros são incríveis, eles nos proporcionam momentos que não podemos desfrutar no mundo real, e a única fonte da dor é essa, não podermos carregar todas as histórias dos livros para o nosso mundo. Eu gosto de viver na ilusão de que tudo é real, e é, eu tenho a certeza de que é, ao menos é o que meu coração gosta de dizer.

Uma vez uma amiga perguntou por que eu lia os livros já que eu sabia que iria chorar, me emocionar e me apegar tanto a história, no momento eu não soube o que responder, mas depois eu entendi: Eu leio livros porque eu preciso de cada emoção que há naquelas páginas, eu preciso de cada história, sentimento, lágrima ou sorriso, eles são uma espécie de sentimento clandestino, algo proibido, mas eu escolhi senti-los, eles fazem parte do meu mundo. 

Larissa Mirandah

Nenhum comentário:

Postar um comentário