quinta-feira, 20 de junho de 2013

Infinity Ring: Um Motim no Tempo - James Dashner

Título: Infinity Ring: Um Motim no Tempo
Título Original: Infinity Ring: A Mutiny in Time
Autor: James Dashner
Tradução: Alexandre Boide
Editora: Seguinte
Ano: 2013
Páginas: 240
Série: Infinity Ring #1
Sinopse:
"Quando os melhores amigos Dak Smyth e Sera Froste descobrem o segredo da viagem no tempo — um dispositivo portátil conhecido como Anel do Infinito —, acabam envolvidos numa guerra secreta que existe há muitos séculos e que decidirá o futuro da humanidade. A história havia saído desastrosamente de seu curso natural, e agora caberia a eles voltar no tempo para corrigir as Grandes Fraturas — e, no caminho, ainda salvar os pais desaparecidos de Dak.
A primeira parada é na Espanha de 1492, quando um navegador chamado Cristóvão Colombo está prestes a ser lançado ao mar, durante um motim terrível."

[Sinopse retirada do site da Livraria Saraiva]

Imagine como sua vida é hoje, sua rotina, os lugares que você frequenta, as pessoas que você conhece, seus hobbys, as coisas que você é acostumado a fazer, as histórias que você ouve, as coisas nas quais você acredita, imagine como é o mundo em que você acredita viver. Agora, imagine quando tudo isso é virado do avesso, você descobre segredos antes ocultos, descobre que precisa proteger um precioso dispositivo que permite a viagem no tempo, e ainda por cima salvar o mundo de uma ameaça iminente, salvar seus pais que se perderam durante uma viagem no tempo e impedir que toda a história que você conhece seja modificada por pessoas que anseiam por mais poder, imaginou?

Dak Smith , um gênio em História, e Sera Froste, fascinada em Ciência, são duas crianças que vivem um um mundo onde a liberdade foi extinta, o mundo é comandado por uma organização chamada SQ, que vem modificando a história do mundo há muito tempo, para que tudo esteja sempre ao seu favor, no entanto, uma outra organização se encontra do outro lado da guerra, os Guardiões da História, que precisam urgentemente da ajuda dessas crianças para impedir que alguém mude o curso da história, alterando assim, o futuro de todos, o que fazer quando o futuro da humanidade depende de você?

Confesso que quando terminei a leitura não sabia muito bem como expressar minha opinião, eu fiquei meio dividida e confusa, mas acabei tendo que dar o braço a torcer e admitir que o livro é realmente bom, além de oferecer viagem no tempo, organizações secretas, ele também traz diálogos divertidos, personagens carismáticos, e uma narrativa rápida.

Primeiro ponto alto do livro: os personagens. Dak e Sera são crianças, quase adolescentes, e estão naquela fase das provocações, onde um adora provocar o outro apenas por prazer, e eu acho que o mais bonito é a união que eles possuem, estão sempre tentando proteger o  outro e defendendo-o, e há também Ric, um prodígio em linguagens e idiomas, um garoto de dezesseis anos que fala dezesseis idiomas diferentes, o que, confesso, me deixou meio admirada. 

Ric e Dak juntos rendem boas risadas por suas conversas incessantemente repletas de provocações e alfinetadas, e Sera acaba precisando intervir, enfim, os personagens são, de fato, muito inteligentes, e toda a inocência deles diante da situação que enfrentavam me fez sorrir, porque apesar da importância daquela missão, eles eram como crianças em um parque de diversão, pelo menos o Dak, eles sabiam que tinham um dever a cumprir e ainda assim se divertiam cumprindo-o. Os outros personagens também foram muito bem escritos, mas não vou dar detalhes para não correr riscos de spoilers.

Eu simplesmente adorei a leitura desse livro, entretanto, algo me incomodou, apesar de ser uma série, acredito que esse livro poderia ter sido mais explorado, eu não me incomodaria se ele possuísse mais algumas páginas aprofundando alguns assuntos, talvez nos próximos livros da série as minhas perguntas sejam respondidas, mas eu acredito que o autor poderia ter trabalhado mais em alguns assuntos como as Grandes Fraturas, o que ele contou no livro me deixou querendo saber mais, talvez seja essa a intenção dele.

Cheguei a conclusão de que James Dashner sabe conduzir uma história com maestria, criar personagens carismáticos e me deixar querendo saber mais. A diagramação do selo Seguinte  fez meus olhos brilharem, a capa é linda, a fonte e a margem impecáveis, e não me lembro de ter encontrado erros na revisão, ponto para a editora que já possui meu respeito. O livro é leve, divertido e te deixa desesperadamente ansioso pela continuação, principalmente com aquele final que deixa abismado com a maldade do autor em terminar o livro com um gancho inacreditável. E então, o que você faria se precisasse viajar no tempo para salvar a humanidade?

Larissa Mirandah

2 comentários:

  1. Ixi, se a humanidade precisasse de mim para ser salva, estavam ferrados! Sou muito medrosa e desesperada, provavelmente eu sentaria no meio fio e choraria... o.O

    Gostei bastante da resenha flor! Adoro viagens no tempo, principalmente quando a viagem nos traz aventuras interessantes! Os personagens são bem novinhos para terem essa esperteza toda né? Achei bacana também!

    Espero ter a oportunidade de lê-lo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se teria coragem suficiente, acho que sim, apesar de ser uma responsabilidade enorme, acho que já lemos tantos livros com personagens que salvam o mundo que acabamos nos tornando graduados no assunto rs'
      Que bom que gostou Jeh,o Dak é apaixonado por história, ele sabe tudo sobre qualquer fato histórico citado no livro, e a Sera começou a estudar física quântica aos quatro anos, eu fiquei deslumbrada com a inteligência dos dois, e o melhor é que apesar de eles serem indispensáveis na missão, eles continuam sendo crianças, enfim, o livro é muito fofo, vale muito a pena Jeh, recomendo!
      Beijos

      Excluir