segunda-feira, 29 de julho de 2013

Diário de Bordo: Livro X Filme


Eu sou o tipo de pessoa/leitora que adora ir ao cinema, principalmente se o filme em questão for a adaptação de algum livro, por mais que eu saiba que existe aquela possibilidade monumental de o filme não estar sequer parecido com o livro, eu vou no cinema, porque no fim das contas eu gosto disso, eu fico curiosa para saber como mudaram alguns detalhes do livro, como tal personagem ficou, qual lugar foi escolhido como cenário, e para saber se a adaptação ficou realmente fiel ou não, eu sou assim.

Quando é anunciado que aquele livro irá ganhar uma adaptação para o cinema, os fãs se dividem, existem aqueles que adoram a ideia desde o começo, começam a imaginar o elenco, os fãs que surtam em conjunto quando aquele still é liberado, alguns pedacinhos da trilha sonora, e quando a data de estreia é divulgada? Os fãs ficam emocionados e a alegria toma conta de todos, porém, existem os fãs que não gostam da ideia do livro receber uma adaptação, pois, no fundo, o medo de que ela não faça jus ao livro incrível do qual teve origem é ainda maior.

Quando se fala em adaptação para o cinema eu sou apenas uma entre os inúmeros fãs que ficam divididos, vamos dar exemplos: Percy Jackson. Eu assisti ao primeiro filme antes de ter lido o livro e eu havia adorado, entretanto, quando eu li o livro só conseguia pensar: O que raios eles fizeram com o filme? Se você comparar os dois irá perceber que o filme só possui a ideia central do livro e alguns outros elementos, o restante do filme tomou um rumo totalmente inesperado, isso sem contar deslizes gritantes que comprometeram o que tinha tudo para ser uma grande franquia de sucesso, e agora cá estamos nós, os fãs de Percy Jackson, com a esperança de que os erros do primeiro filme sejam consertados na medida do possível.

Eu fiz questão de ler Cidade dos Ossos o mais rápido possível porque eu quero assistir ao filme, e eu sei o quanto você assistir primeiro e depois ler acaba prejudicando sua leitura, portanto, eu decidi ler o livro com uma urgência desesperadora, e eu acabei caindo de amores pela história, consequentemente comecei a integrar o numeroso grupo de fãs dessa série, me levando assim, a opinar em relação a adaptação. Eu lembro que quando o Jamie foi divulgado para o papel de Jace houve um estardalhaço muito grande, o fandom da série entrou em crise e muita gente detestou, e ainda detesta, a escolha, porém, depois de verem os trailers e as várias stills divulgadas do ator como Jace, muitas pessoas repensaram sua opinião, e a minha é que o Jamie é perfeito para o papel, não ele não é o Jace que eu imaginava, ele é diferente, mas, depois de assistir várias entrevistas dele eu entendi que não haveria ninguém capaz de ser o Jace senão ele, simples assim.

É impossível que uma adaptação fique inteiramente fiel ao livro, ambas são tipos de arte diferentes, as pessoas precisam entender isso, eu sou fã e também tenho meus momentos destinados a reclamar das adaptações, como eu venho reclamando do ator escolhido para ser o Augustus Waters, os fãs tem esse direito, de opinar, reclamar, porém, no fim das contas, a maioria acaba cedendo e dando uma chance as tais adaptações, porque no fundo a curiosidade acaba sendo mais forte, e nós queremos ir no cinema, nem que seja para sentar e apontar todos os defeitos e sair da sala de cinema falando do quanto a adaptação ficou horrível, ou ter a surpresa gratificante de sair da sala de cinema apaixonado novamente pelo livro e desejando abraçar todas as pessoas que estavam envolvidas no filme.

As adaptações sempre vão gerar debates entre os fãs, isso é inevitável, e mesmo que algumas dessas adaptações sejam muito fracas, eu tenho esperança, tenho a esperança de ir ao cinema e me deparar com um filme incrível, fiel ao livro e que faça com que eu acredite que existe a possibilidade das adaptações funcionarem, e sim, isso acontece sim, eu acredito, eu tenho esperanças, porque bem, nós somos fãs, cabe a nos acreditar até o final que aquele filme irá ficar sim perfeito. Estamos torcendo para que as adaptações que estão por vir sejam maravilhosas, e se não forem, bem, nós estaremos na sala de cinema assistindo e criticando todos os defeitos, fazer o que não é mesmo?

Larissa Mirandah

Nenhum comentário:

Postar um comentário