segunda-feira, 1 de julho de 2013

Diário de Bordo: "Vai com calma menina!"


Vai com calma menina! Por que essa pressa? Por acaso esse livro vai desaparecer se você largá-lo um pouco? Minha nossa, olha onde você já está, duvido que esteja entendendo algo da história lendo nessa velocidade, assim você nem aproveita, praticamente devora um atrás do outro e... Não acredito que você já acabou!? Como isso é possível? Não, você só passou os olhos pelas páginas, não aprendeu nada com a história, não deu tempo... ou deu?

Se eu já ouvi isso? Já sim, inúmeras vezes, mais do que eu consiga contar, ou mais do que eu me lembre, eu ouço isso há muito tempo. Essas frases já se tornaram frequentes no vocabulário das pessoas que convivem comigo, sempre sei quando alguém irá se virar para mim e dizer algo do tipo, você acaba se acostumando.

Semana passada, eu ganhei a série completa do Percy Jackson & Os Olimpianos, eu enrolei o máximo que pude na hora de começar a leitura, inventei mil desculpas e enrolei, o motivo? Eu sabia que quando começasse a ler, a árdua tarefa de parar a leitura iria se tornar quase impossível, portanto eu sabia que não conseguiria parar, eu conheço a narrativa do Riordan, ele faz com que você deseje cada vez mais saber o que há na próxima página, devorar os livros dessa série são quase uma certeza do Universo.

Quando eu pego um livro e a história flui, é inevitável que eu termine o livro antes do que eu esperava, independente do tamanho do livro, quando este é maravilhosamente bom eu praticamente o devoro, ou seja, um livro não dura quase nada em minhas mãos, e isso geralmente me oferece como consequências algumas pessoas duvidando que eu realmente li o livro inteiro, tudo bem, eu sei viver com isso...

O meu ritmo de leitura é muito rápido, as vezes me pego tentando ler mais devagar, tentando fazer com que o livro dure mais, porém, ao mesmo tempo que você não quer que o livro acabe, você tem aquela sensação de que precisa ler mais e mais sem parar, porque os livros fazem isso conosco, você se conecta a história de tal forma que não consegue abandoná-la.

Quando um livro te fisga inteiramente, deixá-lo de lado é como tentar ir contra a maré, você pode tentar nadar, nadar e nadar, mas, no final sabe que ela irá vencer, você irá acabar cedendo e aproveitando o livro do seu jeito. Meu ritmo de leitura é rápido, voraz, entretanto, isso não me impede de aproveitar a leitura, de absorver tudo que ela tem a me oferecer, isso não me impede de desfrutar de todas as emoções, e de me apegar a história, o meu ritmo de leitura não me impede de ver a magia que há em cada página, e muito menos de conseguir enxergar as entrelinhas e o que elas guardam.

Larissa Mirandah

2 comentários:

  1. Olá, Larissa! Tudo bem?
    Que texto lindo! Eu também já ouvi isso inúmeras vezes. É impossível pausar a leitura de um bom livro, né?
    Beijos!

    Bianca
    http://hellostar.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Biih,
      Obrigada! Com o tempo você se acostuma, você sabe o que a pessoa vai dizer antes mesmo que ela pense em falar algo, mas o que podemos fazer quando o livro é incrível? Eu ainda não aprendi a pausar uma leitura boa, e acho que também não quero tentar aprender rs'

      Beijos

      Excluir