quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A Maldição do Titã - Rick Riordan

Título: A Maldição do Titã
Título Original: The Titan's Curse
Autor: Rick Riordan
Tradução: Raquel Zampil
Editora: Intrínseca
Ano: 2009
Páginas: 336
Série: Percy Jackson & Os Olimpianos #3
Sinopse:
"Nesse terceiro livro da série, um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e os meios-sangues estarão frente a frente com o maior desafio de suas vidas: A Maldição do Titã."

[Sinopse retirada do site da Livraria Saraiva]

E quando você começa a pensar que o Tio Rick não poderia fazer mais nada de incomum, que ele não poderia te surpreender e que seria impossível fazer você se apaixonar mais ainda por mitologia grega, bem, ele vem e faz você se render a tudo que ele escreve, porque ele sabe como deixar qualquer fã desesperado, é...

No terceiro livro da série, Percy, Annabeth, Thalia e Grover vão atrás de mais semideuses, cujo o pai é desconhecido, o que eles não sabiam, era que mais alguém aguardava a presença deles naquele lugar, e que não era só isso, havia algo muito maior por trás dessa história. Agora os eles precisam lutar mais do que nunca para saírem vivos dessa aventura, o que, para semideuses, é sempre uma tarefa árdua.

Eu comecei a ler esse livro com um aperto no coração, e terminei sabendo que eu jamais vou subestimar o Tio Rick, jamais! Eu fiquei entusiasmada com a chegada de dois novos semideuses na história: os irmãos Nico (♥) e Bianca Di Angelo, eles me chamaram a atenção logo que apareceram em cena e eu juro que passei o livro inteiro tentando descobrir quem é o pai deles, só fui saber mesmo quando é revelado no final, e eu não poderia ficar mais surpresa com isso.

Nesse livro, é possível perceber novamente, o amadurecimento da série, a narrativa do Rick acompanha a idade do Percy, assim como as situações vão mudando e se tornando cada vez piores, se é que isso é possível, e eu gostei disso, você consegue ver o nosso Cabeça de Alga crescendo e começando a tomar decisões realmente decisivas, a história começa a crescer rumo a um patamar totalmente desconhecido, o autor acrescenta um ar mais sério a história, mais sombrio e é nesse momento que você percebe que as coisas estão ficando realmente difíceis na vida do Percy, não é mais uma história de um garoto filho de Poseidon, é a história de alguém que começa a carregar um peso muito grande nas costas, todos eles.

Outro fator incrível dessa história foi a genialidade do autor, minha nossa, o Rick tem o meu respeito, ele soube entrelaçar todos os fatos de forma natural, decisiva e surpreendente, e ao mesmo tempo dava aulas de mitologia grega, eu aprendi muito com esse livro, mas o ápice da minha curiosidade foi alcançado com a presença do titã Atlas, eu sempre adorei a história dele, porém, o autor me apresentou ela de uma forma diferente, e eu amei, a maldição desse titã é singular, e a participação dela na história é ao mesmo tempo bela, dolorosa e cheia de lealdade.

Eu preciso falar dos personagens, Zöe conquistou meu coração com toda aquela linguagem rebuscada, quando descobri o motivo dela ser meio ferida emocionalmente, eu me senti emocionada. Thalia sabe como roubar a cena, ela é toda cheia de atitude, eu fiquei maravilhada em poder ter mais dela e sua história, e o final dela nesse livro me deixou maluca. Os outros personagens continuam incríveis, e eu não vou falar nada dos irmãos porque senão solto spoiler acidentalmente. Quanto aos deuses, eu adorei a aparição da Afrodite e do Ares novamente, mas Ártemis e Apolo foram meus queridinhos. E se há algo que me deixou muito feliz foi perceber o que o Percy está, finalmente, começando a sentir pela Annabeth (♥²).

Enfim, esse livro é o marco das mudanças na série, a história alcança o ar mais sombrio sem perder a graça, diversão e aventura de tirar o fôlego, o autor soube encaixar todos os elementos devidamente, fez os leitores se apaixonarem mais ainda pelos personagens, nos mostrou mais ângulos da mitologia grega, e no final soube deixar qualquer um com a boca escancarada e os olhos arregalados. 

O autor começa a nos preparar para o ponto mais alto de suas histórias, e eu não me surpreenderia se ele brincasse com meus sentimentos nos próximos livros. A Maldição do Titã mescla a já conhecida aventura com o desejo ardente de lutar, nossos heróis estão cada vez mais fortes, porém, o inimigo também, o que haverá quando essas duas forças se chocarem? Leiam, se preparem para serem tomados por emoções fortes e serem bombardeados por lágrimas próximo ao final, pois o Tio Rick consegue pegar qualquer um de surpresa.

Larissa Mirandah

6 comentários:

  1. Ahaaaa! Brincar com os seus sentimentos no próximo? Pode apostar todas as suas fichas nisso. A Batalha do Labirinto é muito muito bom, só perde mesmo para O Último Olimpiano.

    Aiiin, você tá me deixando com vontade de reler todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu não duvido de mais nada que seja escrito pelas hábeis mãos do Tio Rick, eu sempre me surpreendo, ele sempre aparece com algo novo, algo que me chame a atenção e me deixe boba, o final desse livro me deixou doida, acho que você sabe o motivo, o autor não tem mesmo pena dos personagens, eu tenho, e também tenho coração haha'
      Faltam só essas duas resenhas, Gabi eu acho que até agora, esses foram os livros mais difíceis de resenhar, ainda bem que só faltam dois mesmo...
      Releia então, eu estou querendo fazer isso também rs'

      Excluir
  2. Tio Rick é genial! A cada livro que eu leio dele, tenho mais certeza disto.
    Espere só quando você chegar no último livro - que é o melhor de todos! A história vai ficando ainda mais sombria e a pressão no nosso querido semideus só aumentará. Confesso que eu não gosto da Thalia... Desde a primeira vez que ela apareceu. Acho que abandonaram tudo por causa dela, só por ser a filha de Zeus. Meus heróis só sofrem, viu. Rs.
    Amei sua resenha, querida!

    Ah, fiz aquele post que você tanto queria! =)
    Beijocas e boa semana.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em gênero, número e grau, o Tio Rick é genial! Nossa, até rimou rs'
      Estou até imaginando o que ele vai aprontar daqui pra frente, o autor é muito criativo, ele sabe como te deixar atônito ao mesmo tempo que ensina fatos da mitologia e nos faz acreditar em valores como amizade, união, compaixão, o Rick entrou para a lista de autores preferidos. Ah, eu até gosto da Thalia, tenho um carinho muito grande por ela, não tanto quanto os outros, mas eu gosto dela, essa fúria dela é admirável, apesar dela ser meio irritante as vezes. Eles sofrem tanto, e nós sofremos junto, isso é agoniante. Obrigado pelo carinho, Rafa!
      Ahhh, amei o post, ficou lindo, eu estava louca pra ver as fotos da Graphic!
      Beijos, boa semana pra ti também!

      Excluir
  3. Essa é uma das minhas séries preferidas!! AMO!

    Am
    http://vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwn, eu também, ela acabou me conquistando e ficando entre as favoritas, é impossível resistir a narrativa do Rick.
      Beijos, Amanda!

      Excluir