quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Em Chamas - Suzanne Collins

Título: Em Chamas
Título Original: Catching Fire
Autora: Suzanne Collins
Tradução: Alexandre D'Elia
Editora: Rocco
Ano: 2011
Páginas: 413
Série: Jogos Vorazes #2
Sinopse:
"Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado.
A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente."

[Sinopse retirada do site da Livraria Saraiva]

Se tem algo que eu aprendi depois de ler alguns livros, é nunca, jamais, em hipótese alguma, duvidar que um autor possa te surpreender, porém, mesmo seguindo essa regra básica, Suzanne Collins me conduziu por uma história totalmente surpreendente e dolorosa, ela escreveu cada capítulo de forma que meu coração ficasse cada vez mais apertado, pois, vindo dessa distopia, esperar algo calmo é como esperar algo impossível. E sim, se você não leu o primeiro livro, podem haver alguns spoilers.

Katniss e Peeta estavam errados ao imaginar que poderiam voltar para suas vidas normais após os jogos, suas atitudes na arena desencadearam revoltas em vários distritos, deixando o Presidente Snow insatisfeito e irritado, agora todos estão em perigo. Katniss precisa lutar novamente para proteger aqueles a quem ela ama, ela precisa utilizar todos os seus recursos, entretanto, talvez nada disso seja a resposta, Katniss terá de voltar para o cenário de seus pesadelos.

Enquanto eu lia esse livro, eu reparei na forma como eu me sentia em relação a ele: quando eu li Jogos Vorazes, fui tomada por um sentimento de curiosidade, uma voracidade, aquele sentimento que te faz devorar o livro em questão de horas, contudo, quando li Em Chamas eu estava temerosa, eu lia cada frase com um cuidado extremo, a cada capítulo eu esperava que algo ruim acontecesse, eu lia cada página com uma ansiedade contida, um medo monumental do que viria a seguir, e nem mesmo isso foi suficiente para abrandar a minha dor ao terminar esse livro.

Suzanne não poupa palavras na hora de criar seus personagens, principalmente os tributos, não é como no primeiro livro, onde sabemos muito sobre os competidores dos jogos, esses tributos são misteriosos, e isso me deixava cada vez mais curiosa e instigada a saber mais coisas sobre seu passado, porém, isso é uma falha do leitor, pois, você se apega ao personagem sabendo que ele irá morrer. A autora também acertou ao criar um vilão como o Presidente Snow, geralmente, eu tenho uma paixão imensa por vilões, contudo, esse em questão gerou o meu ódio, em todas as suas aparições eu desejava que ele sofresse, que a Katniss o fizesse pagar por tudo, que ela o manipulasse, esse vilão é uma exceção, ele possui todo o meu ódio.

Eu passei o começo inteiro do livro ansiando pelos jogos, eu queria novamente ação, eu queria novamente a arena, e fiquei um tanto quanto perturbada com isso, sendo sincera, a arena de Jogos Vorazes é brincadeira de criança perto desse livro, a criatividade da autora é ilimitada, ela criou algo tão incrível e ao mesmo tempo tão tenebroso que eu fiquei admirada, quando você entende como ela funciona fica maravilhado, pois, é ao mesmo tempo óbvio, inteligente e singular.

No decorrer da história você começa a ler tudo com muito cuidado, pois, você passa a imaginar qual será a bomba que a autora irá jogar em suas mãos, ela prende a sua atenção e deixa o final de todos os capítulos com um gancho impossível de ser ignorado, você se sente obrigado a ler mais um capítulo, a narrativa é viciante e a cada momento, você se torna mais ligado a história. A ação permanece até as últimas linhas, a autora nos faz ir do céu ao inferno em um mesmo momento, eu prendi a respiração e meus olhos percorriam as páginas velozmente, e então, talvez a realidade tenha sido pequena demais para abrigar o sentimento que me invadiu ao atingir determinado ponto do livro.

Seria ingenuidade minha esperar uma leitura calma desse livro, e ao terminá-lo eu simplesmente não sabia como reagir, a autora passa o livro inteiro jogando com seus sentimentos, ela sabe como manusear toda a história, a narrativa vai crescendo como o refrão de uma música, e então chega o momento final da história, e BOOM! Ela arremessa várias bombas ao mesmo tempo em nossa direção, e o fato é que eu mal conseguia assimilar tudo, eu não consegui acreditar que ela estava fazendo isso, que essa autora tinha a coragem de dar um passo dessa magnitude, eu reli os últimos capítulos inúmeras vezes porque é difícil acreditar no que ela fez, é surpreendente, doloroso, e inacreditável, é um choque.

Esse livro é muito mais do que eu esperaria, ele me ensinou que há sempre uma chance para as mudanças, que a sociedade só precisa de um empurrãozinho, de uma faísca, e que essa faísca pode libertar inúmeras pessoas, pode mostrar que há uma saída. Em Chamas é repleto de ação, e de momentos de partir o coração intercalados, você começa a desejar que tudo aquilo tenha um final feliz, que tudo dê um giro de 360° e o jogo mude de mãos, você começa a desejar justiça, e entre as lágrimas que o final desse livro me causou, só me resta acreditar que talvez haja sim algo possível, algo que ainda possa existir e salvar esse povo: a esperança.


Larissa Mirandah

8 comentários:

  1. Hey
    Eu ainda não li os livros, mas gostei bastante do primeiro filme.
    Espero lê-los antes da estreia do segundo
    Esse Snow já está me dando ódio HAHA eu imagino que ele deve estar revoltante na segunda parte.

    Adorei a resenha!

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Nana, apenas leia, e de preferência antes de assistir o filme rs'
      Assim, eu tenho uma queda por vilões, adoro a maioria, mas o Presidente Snow despertou meu pior lado, eu odiei ele com todas as minhas forças, e nesse segundo livro ele tem mais aparições, sabe aquela vontade de pular no pescoço do personagem, pois então, eu queria fazer isso, eita personagem que me enfureceu, a Suzanne soube criá-lo exatamente para ser odiado, simplesmente.
      Leia, estou doida pra ver o que você achou!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi!
    Só li o primeiro e o último capítulo da sua resenha porque ainda não li nenhum dos três livros, e quero ler. Depois do que li aqui, fiquei ainda mais ansiosa pra começar essas leituras - não deve ser por nada que essa série é tão querida por taaantos fãs, né? rsrs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma fama merecida Gabi, isso eu te garanto. Eu esperava muito da trilogia, mas ela superou tudo, foi muito além das minhas expectativas, a Suzanne sabe conduzir uma história de forma segura, voraz e ao mesmo tempo dolorosa. Eu acho que quem ainda não leu, precisa ler! Urgentemente! Comece Gabi, você vai adorar, vai achar uma história incrível, e vai se emocionar com a crueldade da autora, e da realidade que ela criou.
      Beijos Gabi ><

      Excluir
  3. Oie Lari
    quando li o livro fui tomada pelo mesmo sentimento: estava temerosa de saber o que iria acontecer, e quais os próximos personagens que Collins mataria e despedaçaria meu coração rs
    Chorei muito nesse livro, especialmente no fim, e já me vejo em lágrimas no cinema.
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa mulher narra de um jeito que eu me vi em um beco sem saída, ela prende sua atenção e ao mesmo tempo narra tudo vagarosamente, sem pressa alguma, e você fica naquela tensão, esperando qualquer coisa de ruim acontecer, eu me senti da mesma forma que você Jacque rs'
      Eu fiquei embasbacada com esse final, como essa mulher teve a coragem pra fazer isso? Enfim, ela é genial, admirável e incrível, porém cruel. Pois bem, eu não estou preparada pra assistir esse filme, eu vou sair do cinema acabada rs'
      Beijocaaas ><

      Excluir
  4. Meu orgulho maior!
    Parabéns pelo belo trabalho.
    Cada dia mais encantada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada professora >.<
      Fico feliz em saber que você gostou, obrigada por me ajudar até aqui, professores de Língua Portuguesa são sempre especiais...
      Beijos

      Excluir