quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Título: Jogos Vorazes
Título Original: The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
Tradução: Alexandre D'Elia
Editora: Rocco
Ano: 2010
Páginas: 400
Série: Jogos Vorazes #1
Sinopse:
"Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?"


[Sinopse retirada do site da Livraria Saraiva]

Eu sou muito curiosa em relação às distopias desde que elas explodiram por aqui, sempre foi um gênero que me chamou muito a atenção, porém, quando eu precisava escolher um livro  para conhecer o gênero, eu sentia que precisava ser Jogos Vorazes, seria traição começar com outro senão ele, seria infinitamente traição, e eu tive sorte de poder começar com ele, pois, pode parecer clichê dizer isso, entretanto, é a mais pura verdade que Suzanne Collins criou uma história que merece ser aclamada por todos.

Não existe mais América do Norte. Não existe mais liberdade. Só existe Panem. Katniss Everdeen é uma sobrevivente do Distrito 12, desde os onze anos de idade ela precisa lutar para manter sua mãe e irmã vivas, desde pequena ela carrega essa responsabilidade nas costas, depois de ter perdido o pai em um acidente. Mas tudo está destinado a mudar, a partir do momento em que se oferece como Tributo, ela não sabe mais como será sua vida. Katniss terá de lutar para se manter viva, ela terá de matar.

Eu acredito que um dos maiores erros que um leitor ávido possa cometer na vida é assistir a adaptação cinematográfica do livro, antes de ler o mesmo, é algo monumentalmente catastrófico. No ano passado, eu jamais imaginaria que iria me lamentar tanto por ter assistido ao filme, mas hoje, depois de ter devorado o livro sem nem mesmo perceber, eu me dou conta de que isso atrapalhou sim a leitura, portanto, siga o meu conselho e não cometa o mesmo erro que eu: jamais assista a uma adaptação de um livro que você quer ler, sem antes ler o livro. Entretanto, mesmo conhecendo o rumo que a história iria tomar, eu não pude deixar de ser surpreendida...

Se há algo que eu posso afirmar em relação a esse livro, é a sua originalidade. Confesso que eu nunca li nada parecido, sequer ouvi falar, e fiquei surpreendida pela trama criada pela autora, eu esperava muito do livro, e ainda assim, ele superou todas as minhas expectativas, ele foi além! Suzanne nos dá o que pensar, ela faz com que entremos em um conflito interno, uma discussão emocional, ela criou a história de tal forma que é impossível não se sentir parte dela, você para de respirar antes de cada morte, e quando os Jogos terminam você também solta um longo suspiro de alívio, a autora mostrou que aquilo que afeta as emoções dos leitores não são apenas cenas fofas, podem ser cenas fortes, seguidas de mortes, e muito sangue, Suzanne Collins elevou o meu patamar de leituras, e adquiriu seu lugar entre os meus autores e autoras favoritos.

É muito raro eu conhecer uma protagonista a qual eu me afeiçoe, e Katniss Everdeen conseguiu isso, eu estou admirando essa personagem dos pés a cabeça, aliás, a narrativa dela é dolorosamente profunda, real, e característica, você se sente a própria personagem, ela é intensa, eu o desafio a ler o livro e não sentir nada por ela! Eu tenho preferência por narrativas em primeira pessoa, e eu simplesmente não consigo imaginar esse livro narrado de outra forma.

A autora criou um outro mundo a partir do nosso. Quando a América do Norte deixa de existir, surge um longo país em seu lugar chamado Panem, formado por 12 Distritos diferentes, sendo que o 13 deixou de existir, e a Capital, que comanda tudo. São eles que dirigem os Jogos Vorazes, que são uma espécie de castigo para que os moradores dos distritos sempre se lembrem do passado. Eu fiquei admirada com tudo isso, você perde a noção da realidade, e passa a pensar que tudo isso poderia sim ser verdade, por mais doloroso que pareça ser, o nosso mundo está quase a beira disso tudo. 

Infelizmente, eu sei que se não tivesse assistido ao filme antes, que aliás, é uma adaptação muito fiel, eu estaria mais eufórica ainda, porque o livro é simplesmente incrível, ele é extremamente doloroso, você tem a certeza de que praticamente todos vão morrer, e ainda assim sofre, porque é inevitável, você assistir um autor matar os personagens é muito doloroso, você começa a desejar que o "felizes para sempre" entre em cena novamente. Estou prevendo a minha situação ao ler os próximos livros da trilogia, já me disseram que ela não tem piedade...

Outra coisa que me deixou mais apaixonada ainda por essa autora foi a capacidade dela de colocar uma história de amor no meio desse furacão, eu simplesmente fui me apaixonando gradualmente e cedendo ao romance que começava a dar as caras, é lógico que esse não é o foco, mas quando o Peeta começou a contar a história da época em que ele conheceu a Katniss meus olhos se encheram de lágrimas, eu fiquei inteiramente sensível, e esse romance me rendeu mais lágrimas nos últimos parágrafos, é simplesmente cruel essa autora colocar uma história de amor em um livro onde até isso é perigoso, pois você passa o livro todo esperando que algo ruim aconteça.

Enfim, se você ainda não leu Jogos Vorazes, meu querido, o que raios você está esperando? Não comece o livro esperando um romance, há sim uma história de amor ali, entretanto o foco é a luta, é a arena, são os jogos, essa batalha constante para manter-se vivos, é a esperança inconsciente de que, de alguma forma, tudo isso pode mudar um dia, e sim Katniss, você começou algo grande, apenas a primeira faísca, pois que venham as chamas agora, que venha o próximo livro!

Larissa Mirandah

8 comentários:

  1. Uma das minhas metas para 2013 era ler essa trilogia antes do lançamento do filme, mas acho que não vai rolar, rs. O motivo é simples, tanta coisa pra ler que fica difícil escolher.
    Espero em breve estar surtando loucamente com você pela Kat.
    Adoro suas resenhas Larih.

    Beijos
    Fernanda - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem esperava ler a trilogia esse ano Fê, ela estava muito cara esses dias, acabei desistindo, mas então uma amiga comprou ela e a do Percy Jackson, então enquanto ela lê Percy Jackson, eu leio Jogos Vorazes, e sério, é uma das melhores leituras do ano, sem nem hesitar! Mesmo tendo assistido ao filme, minha surpresa foi enorme quando eu me peguei impossibilitada de largar o livro, a Suzanne criou uma distopia viciante, e se todas forem tão maravilhosas quanto essa, então eu quero ler mais distopias rs'
      A Katniss é uma personagem maravilhosa, sem aquele mimimi todo, ela age, ela luta, protege, e mesmo sendo cabeça dura, é totalmente perdoável, eu adorei ela, e acho que você também vai adorar, te garanto!
      Fê, eu fico muito, muito feliz em te ver por aqui, e obrigada pelo elogio ><
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Larissa, tudo bem?
    Nossa, eu pensei a mesma coisa que você quando li esse livro. O que as pessoas estão esperando para ler? É INCRÍVEL!
    Eu ainda preciso ler Em Chamas e pretendo fazer isso antes de ver o filme. Não sei se vai dar tempo, mas quem sabe?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Luara!
      Estou com raiva de mim mesma até hoje por não ter lido antes, é tipo, leitura obrigatória, mesmo! LUARA, LEIA EM CHAMAS IMEDIATAMENTE! NOW! Eu achei Jogos Vorazes incrível, mas quando eu li Em Chamas, bem, Jogos Vorazes é brincadeira perto do segundo livro, a autora muda tudo, no fim de todos os capítulos há um acontecimento bombástico, e você nunca, jamais adivinharia o final que essa mulher escreveria para o livro, foi corajosa em dar um grande passo, mas deixou todos os leitores enfurecidos e chorosos, pode se preparar emocionalmente. Eu estou começando A Esperança e nem sei mais o que ela vai aprontar nesse terceiro, fico até com medo de continuar, ela não tem dó de fazer nada... Leia! Leia! E leia Em Chamas rs'
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Lari!!!
    Eu tinha comprado a trilogia antes de lançarem o filme, mas ficou tão bafafá sobre a trilogia, todo mundo no alvoroço pra ler e assistir que eu desisti, entende? Hehehe, coloquei os dois primeiros livros numa promoção com outros blogs e só tenho o "A esperança".
    Eu vi o filme e achei bacaninha, mas não óhhh meu Deus, a melhor distopia do mundo, sabe? Ainda pretendo ler mas não sei quando... =(
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeeh!
      Eu adorei o filme e tudo, mas quando eu li o livro fiquei inteiramente apaixonada, mas só tive certeza disso quando li o segundo livro, porque assim, por conhecer a história do primeiro, eu já sabia o que iria acontecer então perdeu um pouco da magia, mas o segundo foi emocionante, sabe quando você lê algo impossível de lagar? Como se sua vida dependesse das páginas que vêm pela frente? Pois bem, eu me senti assim em todos os livros, a narrativa é viciante, então dê uma chance assim que puder,é uma distopia que eu recomendo arduamente, eu aposto que você iria adorar. Ah, eu sou bem o contrário, todo mundo fala tanto de certos livros que eu fico curiosa e louca pra ler e saber se é aquilo tudo mesmo, minha vontade de conhecer o assunto é sempre maior rs'
      Beijoocas, Jeh!

      Excluir
  4. Maravilhosa a sua resenha Lari! Realmente assistir um filme antes de ler o livro, acaba com uma boa parte das sensações que o livro pode provocar, principalmente quando a adaptação não é fiel, mas como você disse não é o caso em Jogos Vorazes, e eu fico feliz em saber que o filme é fiel ao livro. Eu também estou aqui me perguntando o que raios estou esperando para ler este livro?

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, agora eu posso afirmar por experiência própria que não se deve assistir a adaptação antes de ler o livro, isso é desanimador. A melhor parte é realmente essa, a adaptação ficou muito fiel, e as coisas que mudaram foram pequenas, ou necessárias. Pois então Mayse, o que você está esperando? Leia logo menina, te garanto que você não vai se arrepender, mas leia antes de assistir tá bom? rs'
      Beijos

      Excluir