terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Como (quase) Namorei Robert Pattinson - Carol Sabar


Título: Como (quase) Namorei Robert Pattinson
Autora: Carol Sabar
Editora: Jangada
Ano: 2011
Páginas: 464
Sinopse:
"Quando abro os olhos, ali estou eu, deitada de de bruços na areia da praia.
  E Robert Pattinson está passando óleo bronzeador nas minhas pernas.
  Partindo do princípio de que não estou ficando louca, então...
  Já sei! Eu morri! E papai e mamãe devem estar se debulhando em lágrimas, debruçados sobre o meu caixão vermelho, branco e preto (as cores da saga Crepúsculo) enquanto recordam, aos soluços, os momentos felizes da nossa vida juntos.
  Na lápide: Aqui jaz Crepuscólica.
  Viva! Eu morri! E Robert Pattinson também! E estamos juntos num paraíso ensolarado! E ele está passando óleo bronzeador em mim!
  Mas de repente sinto-me murchar como um balão. Não que eu não mereça estar no paraíso. Porque eu mereço, com toda certeza. É só que eu saberia se Robert Pattinson estivesse morto. O mundo inteiro saberia. De modo que só existe um jeito de resolver esse mistério: encarar o que quer que seja essa alucinação." 
[Sinopse retirada da capa]


Eu quero que mais pessoas mergulhem comigo nas páginas de um livro, portanto decidi inaugurar as resenhas com um livro nacional, para dar o devido valor que nossos autores nacionais merecem, porque apesar de eu amar os livros de autores internacionais, eu ainda amo mais minha pátria, e os autores nacionais merecem nosso respeito, então nada como começar com um livro nacional, certo? E é melhor ainda por ser um livro incrível, ele já está comigo há um tempinho, e já o reli diversas vezes, e ainda não consegui achar nenhum ponto negativo, Carol, querida, você tem o meu respeito sua linda!
  
Até onde um fã pode ir? E o quanto isso pode modificar sua história?
Eduarda Maria Carraro, ou simplesmente Duda, tem 19 anos, é estudante de Jornalismo na PUC do Rio de Janeiro, onde mora com sua irmã Suzana, a amiga de sua irmã Margô, e sua prima e também melhor amiga Lisa, ah, isso sem contar que ela tem uma identidade secreta na internet chamada Crepuscólica, onde ela se comunica com outras fãs de sua queridinha série: Crepúsculo.
   
Elas decidem então embarcar para Nova York, para estudar inglês, bom, pelo menos essa é a ideia inicial. Porém, Duda encontra nessa viagem a oportunidade de realizar seu grande sonho de fã e cria maneiras inimagináveis para conhecer o ator Robert Pattinson, fonte de seus delírios e suspiros. O que era para ser apenas a história de uma fã em busca de seu ídolo acabou virando a vida de Duda do avesso, e bagunçando todos os seus planos graças à existência de seu vizinho misterioso.
   
Carol Sabar me presenteou com uma das histórias mais imprevisíveis que eu já li, está bem, vamos a minha história com o livro. Era uma vez uma garota que não tinha nada para fazer, para variar, eu estava navegando no site da Livraria Saraiva, e dei de cara com esse livro, com essa capa fofa e esse título pra lá de inusitado, é claro, que eu, já morta de curiosidade, tive que dar uma olhadinha na sinopse, e gente, que sinopse, depois vi que era de autora nacional, e para finalizar o Combo da Felicidade, descobri que o livro tinha 464 páginas, e eu adoro livros grandes, pronto, lá vou eu adotar o livro para a minha estante.
   
Eu não esperava muita coisa do livro, mas quando sentei para ler, não aguentei parar, as páginas do meu livro grande passaram tão rápido em meio às risadas, as crises histéricas, as lágrimas, as emoções foram tantas e foi tão gostoso ler a história da Duda que às vezes eu sinto tanta saudade dela que pego o livro e vou relendo algumas partes, eu não sou uma Crepuscólica da vida, mas eu sou muito fã de várias outras coisas, então é bem provável que você também se encontre na Duda. Eu li muitos comentários de pessoas fazendo ligação do livro com a Saga Crepúsculo, mas apesar do título, da capa, da Crepuscólica, e da influência dos livros na história, a Duda tem sua própria linda, louca e maravilhosa história.
  
 Cada personagem foi muito bem criado e me encantou de tantas formas impossíveis de serem descritas: a Duda, o Miguel, o La Cosa, a Lisa, o Dani, a Margô, a Suzana, o Agarradinho (Eu queria saber se apenas eu que ri de montes com esse apelido), até o V.Inferno.Hugo, e os vários outros personagens, todos com suas características singulares e seu jeitinho de ser, enfim, eu paguei com a língua, e tive que admitir, o livro é tudo de bom.
   
Outra coisa que vale ser ressaltada, a Duda é uma personagem tão, tão, tão... Ok, eu não sei descrever certinho como ela é, mas quem leu entende porque ela é tão singular e isso fez toda a diferença na hora de ler, eu, por exemplo, nunca encontrei uma personagem desse jeito, a Carol criou uma história que ninguém nunca viu, acho que por isso me apaixonei tanto, os outros eu nem tenho que mencionar. A narrativa da Carol é simples e informal, isso me deixou muito feliz, deu um ar leve ao livro e gente, eu não vou ficar tecendo elogios para o livro, é quase impossível falar o quanto ele é incrível, graças a Carol eu acredito com mais fé ainda na literatura nacional, parabéns pela história, e se você ficou curioso(a), tá esperando o que para ir ler o livro? Rápido, você não sabe o que está perdendo.


P.S. Eu sei que essa resenha ficou em tamanho monstro, é que eu me empolguei, mas vou tentar me comportar nas próximas resenhas.
                                                       
Larissa Mirandah


4 comentários:

  1. Nossa, que divertido! HAHAHAH Parece ser muito gostoso de ler, nunca tinha ouvido falar! 19 anos e escrevendo um livro, ai que coisa linda! :')
    Não sei se seria uma narrativa que iria me prender, mas achei uma ideia muito gostosa! haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O legal é que o livro prende sem você se dar conta disso, porque você quer saber o que acontece com a Duda e toda a história maluca dela, ao mesmo tempo que você está rindo das trapalhadas dela em Nova York, também pode estar chorando pelo rumo que as coisas tomaram, a Carol foi a escritora que me fez acreditar nos autores nacionais mais jovens, acredite, vale muito a pena ler linda!
      Beijos e bem-vinda ao blog, meu primeiro comentário, ai que emoçãao rs'

      Excluir
  2. Olá, Larissa! Tudo bem?
    Eu me diverti muito ao ler esse livro! A trama é bem envolvente, né? :)
    Beijos!

    Biih
    http://hellostar.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Assino embaixo Biih, eu tinha que inaugurar as resenhas do blog, nada melhor do que começar com uma obra nacional não é? O livro é surpreendente de todas as formas positivas, me senti órfã quando acabei ele rs'
      Beijos!

      Excluir