segunda-feira, 15 de abril de 2013

Diário de Bordo: Vilão X Mocinho

Qual é mais difícil de ser: Vilão ou Mocinho? Eles existem em todos os lugares, nos jogos, nos livros, nos filmes, nas séries, e até mesmo na vida real, mas qual deles deve ter a vida mais difícil: Aquele que arrisca a própria vida para salvar as pessoas, ou aquele que anseia pelo poder e é capaz de tudo para ganhar? Antes eu diria que o mocinho tem a vida mais difícil, mas depois de reparar bem nas circunstâncias e consequências eu cheguei à conclusão que eu não sei dizer qual deles tem a vida mais complicada.

A maioria das pessoas é contra os vilões, afinal de contas eles destroem, estraçalham, quebram, matam, perturbam, instalam o caos, querem acabar com os mocinhos, e toda aquela história dos malvados, porém, são poucas as pessoas que gostam deles, tudo bem, eu confesso, eu também adoro os vilões: O que seria do mundo sem o Lord Voldemort? Capitão Gancho? Lokesh? Loki? Bellatrix Lestrange? Coringa? Magneto? Sauron? Conde Olaf? Shan-Yu? Capitão Feio?

Em minha opinião, o adjetivo “vilão” é algo muito relativo, eu chego a duvidar de alguns, como o Capitão Feio, ele adora atrapalhar a vida do Cascão, mas em um dos meus gibis há uma história em que ele mostra ser uma pessoa comum, que só quer ter amigos. Não deve ser fácil ser um vilão, não sei se eu conseguiria me colocar em risco, enfrentar milhares de opiniões e ainda ter a coragem de tentar dominar o mundo, o vilão se coloca em uma posição complicada, ele se torna solitário e quase sempre não tem um final muito bom, mas todo mundo vai dizer que ele tem que sofrer porque é malvado ou fez coisas horríveis, mas eles também são pessoas comuns, bem, a maioria.

Engana-se quem pensa que os mocinhos tem uma vida fácil, eu não tenho ideia do quanto a responsabilidade de proteger as pessoas, fazer o bem e derrotar os vilões deve pesar, e se algo der errado em quem vai cair a culpa? E se ele estiver sozinho na batalha? E se ninguém reconhecer o que ele fez e começarem a enxergá-lo como um vilão?  E se o mundo inteiro se voltar contra eles, como no filme do Homem de Ferro? E se no final, tudo que ele fez foi em vão?

Eu não sei escolher um lado, os mocinhos existiriam se não houvesse vilões? Haveriam batalhas a serem travadas? Guerras a serem ganhas? Gritos de vitória a serem ouvidos? Se pararmos para pensar veremos que a geração Harry Potter também amou Lord Voldemort, que Loki não passou despercebido diante das pessoas ou que o Peter Pan não seria tão incrível se não estivesse ao lado do Capitão Gancho, O Menino Que Sobreviveu não seria um personagem tão querido se Lord Voldemort não estivesse presente na história, ou talvez seria, nunca saberemos, o que eu quero dizer é que um mundo sem vilões não seria um mundo.

Eu defendo os dois lados, já vi muitas pessoas falarem dos vilões com tanto carinho como quando falam dos mocinhos, eles são importantes, eles são necessários, eu não resisto a um vilão terrível com planos doentios para dominar o mundo, mas eu também amos os mocinhos, eles me fazem vibrar de alegria, trazem lágrimas aos meus olhos e arrancam gritos da minha garganta, sim, eu preciso de ambos, sem dúvidas, eu sou irrevogavelmente fã de ambos os lados, qualquer um deles poderia ser o vilão. Mas afinal de contas, quem sou eu para determinar vilões e mocinhos? Quem sou eu para julgá-los? 




Larissa Mirandah

Nenhum comentário:

Postar um comentário