quinta-feira, 18 de abril de 2013

Eu Sou o Número Quatro - Pittacus Lore


Título: Eu Sou o Número Quatro
Título Original: I Am Number Four
Autor: Pittacus Lore
Tradução: Débora Isidoro
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
Páginas: 352
Série: Os Legados de Lorien #1
Sinopse:
"Nove de nós vieram para cá. Somos parecidos com vocês. Falamos como vocês. Vivemos entre vocês. Mas não somos vocês. Temos poderes com os quais vocês só podem sonhar. Somos mais fortes e mais rápidos que qualquer coisa que já viram. Somos os super-heróis que vocês idolatram nos filmes — mas somos reais. O planeta Lorien foi destruído. Os habitantes foram dizimados, exceto nove crianças e seus Guardiões, que se exilaram na Terra. Mas a raça que devastou aquele planeta os seguiu. Os Nove estão sendo caçados. A guerra deles chegou à Terra, e aqui será decidida."
[Sinopse retirada do site da Livraria Saraiva]


Um planeta semelhante ao nosso chamado Lorien, foi atacado e assolado por mogadorianos, uma raça alienígena que viaja por galáxias em busca de planetas com os recursos que seu planeta não possui mais. Com o intuito de não deixar que sua espécie fosse totalmente extintas, nove lorienos foram mandados para o planeta Terra, onde deveriam treinar, aprimorar seus poderes para que um dia pudessem restaurar a vida de Lorien.

Para que houvesse uma chance maior de sobreviverem, cada um deles foi encantado com uma magia que permitia que eles fossem mortos apenas na ordem correta. Os nove lorienos se espalharam pelo mundo e ao lado de seus guardiões precisam se preparar para a grande batalha que os espera, porém, os mogadorianos estão apenas um passo atrás deles, eles estão caçando um por um. O Número Um foi capturado na Malásia, o Número Dois na Inglaterra, e o Número Três na Quênia, eles estão mortos, restam apenas sete, John Smith é o Número Quatro, agora a vida do planeta Terra está nas mãos dos lorienos.

“A porta começa a tremer...” Bem, é com essa frase que eu iniciei uma das leituras mais incríveis da minha vida. Eu nunca me interessei muito por aliens, mas há algo nesse livro que me fez agarrá-lo até chegar à última página. John Smith não tem uma vida simples como deveria ter, ele muda constantemente de colégio, cidade, país, nome e identidade, mas ele sabe o porquê, ele sabe que o Três está morto e que ele é o próximo, ele sabe que precisa se manter vivo, é o seu destino.

Quando terminei o livro fiquei pensando no quanto deve ser difícil mudar sempre, ser várias pessoas, e ainda carregar a imensa responsabilidade em saber que muitos morreram para que os nove lorienos tivessem a chance de sobreviver. O livro é narrado pelo John, ou Quatro, e é impossível você se desligar por um minuto da leitura, as cenas em que Lorien é descrita me deixaram deslumbrada, o treinamento de John, tudo é incrível e bem encaixado.
Henri é o guardião ou cêpan de John, eu, particularmente, tenho um imenso carinho por ele, Sarah é a primeira namorada de John e por mais que muitos a odeiem eu gosto dela, o namoro deles não é aquele romance bobo, é algo natural, divertido e ao mesmo tempo romântico, e Mark é o valentão, confesso que gostei dele, é bem clichê esse tipo de situação, mas a história não seria a mesma sem ele.

Contudo, meus personagens preferidos são o Sam e o Bernie Kosar. Sam é fissurado em aliens e acredita veementemente em conspirações alienígenas, sem contar que ele é um nerd muito fofo, ele se mostrou muito corajoso na história e sinceramente, ele é incrível, mas Bernie Kosar conseguiu roubar todos os holofotes toda vez que aparecia, eu me apaixonei por esse cachorro, como pode ser tão fofo assim, no final eu não consegui parar de sorrir quando certas coisas são reveladas a seu respeito, ele é, sem dúvida meu personagem favorito.

O livro foi escrito por James Frey e Jobie Hughes com pseudônimo de Pittacus Lore, ele é o ancião que sabia de todo o segredo a respeito dos nove lorienos, eu achei isso muito legal, tornou a história tão real, tão palpável que eu terminei o livro acreditando em tudo que eu li. Outro fato que merece atenção é toda a conscientização a respeito do nosso planeta que foi bastante destacada, é como se a história fosse uma espécie de alerta, um sinal para tomarmos atitudes.

Leitura mais do que recomendada, eu não poderia pedir mais desse livro, ele me mostrou que a ficção científica pode me agradar mais do que eu imaginava, ele me trouxe uma nova percepção sobre o planeta onde eu vivo e me fez repensar certas atitudes. Pittacus Lore me fez querer entrar na guerra ao lado dos lorienos, me fez querer empunhar espadas e ter poderes especiais, é como se eu também fizesse parte de Lorien, como se eu também fosse essencial para essa guerra, eu me senti uma loriena. Ainda não leu por quê? Corre!

"Nós podemos estar ao seu lado agora mesmo. Nós estamos observando você enquanto lê isto. Nós podemos estar na sua cidade, no seu bairro. Nós vivemos no anonimato. Nós esperamos pelo dia em que nós vamos nos reunir. Nós travaremos juntos a última batalha... Se nós vencermos, nós estaremos a salvo. E vocês também. Se perdermos, tudo estará perdido."



*Perdoem-me pela resenha enorme, mas quando o livro é favorito é difícil fazer uma resenha curta, e eu ainda deixei fatos de fora!

Larissa Mirandah

Nenhum comentário:

Postar um comentário