quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ponte para Terabítia - Katherine Paterson

Título: Ponte para Terabítia
Título Original: Bridge to Terabithia
Autora: Katherine Paterson
Tradução: Ana Maria Machado
Editora: Salamandra
Ano: 1977
Páginas: 160
Sinopse:
"Jess Aarons, um garoto de 10 anos, passou o verão treinando para ser o campeão de corrida da escola. Na volta às aulas, é ultrapassado por uma aluna nova. Os dois tornam-se grandes amigos, e criam um reino imaginário chamado Terabítia, onde governam soberanos protegidos das ameaças e zombarias da vida cotidiana. Até que um dia, uma fatalidade os separa, e Jess precisa ser forte para enfrentar essa triste realidade."


[Sinopse retirada do site da Livraria Saraiva]


Quando você assista a uma adaptação de um livro antes de lê-lo pensa que é impossível o livro te surpreender ou emocionar, afinal de contas, você já conhece a história, já sabe como é o final e conhece os momentos cruciais que você tem a certeza de que irá se emocionar, como seria possível o livro afetar você? Acreditem, isso é possível.

Jess Aarons tem uma meta: ser o campeão de corrida na escola. Depois de treinar o verão inteiro ele tem a certeza de que ninguém conseguiria vencê-lo e ele finalmente conseguiria fazer com que as pessoas o enxergassem, porém, com a chegada de Leslie Burke, tudo que ele acredita, a forma como ele pensa, age e sonha irão mudar. Ao contrário da maioria das garotas, Leslie usa roupas largadas, em sua maioria camisetas e jeans geralmente cortados acima dos joelhos, seu cabelo é curto, castanho e meio arrepiado, ela é diferente.

Algumas semanas atrás eu estava na biblioteca quando vi esse livro, no mesmo instante me lembrei que havia assistido ao filme, eu senti que precisava ler esse livro, quando o consegui enrolei ao máximo a leitura, o livro é fininho, eu não queria que acabasse, eu não queria sentir a dor que me aguardava no final da história, mas uma hora tomei coragem e terminei a leitura.

Quem olha de fora pode pensar que é apenas mais uma história comum, que não tem nada a oferecer, entretanto, eu fiquei paralisada diante da intensidade, da profundidade como a autora conseguiu abordar todos os temas em uma única história de forma tão sensível, tão real, tão simples, enfim, eu jamais serei capaz de escrever algo que chegue capaz de alcançar os sentimentos aos quais esse livro me transportou, por isso aviso que talvez minha missão hoje falhe.

Katherine soube como emocionar os leitores, mesmo para quem assistiu ao filme, o livro nos passa uma carga emocional tão grande que se torna difícil respirar normalmente, a autora abordou temas importantes na vida dos personagens: para Jess, a atenção dos pais, conseguir ser visto em uma família onde ele é o único filho homem e precisa lidar com quatro irmãs, e Leslie, a tentativa de ser aceita por seu jeito único de ser, contudo, o que mais me impressionou foi a busca que eles fizeram juntos, um precisava do outro, e ambos precisavam de outra realidade, onde eles pudessem ser livres, uma realidade que oferecesse tudo que a vida real não os oferecia.

Esse livro retrata da maneira mais pura a amizade, e o quanto ela muda as pessoas, Leslie é uma personagem incrível, sua mente é aberta e sua imaginação é livre, ela consegue mudar Jess completamente, e é tão bom você enxergar nele as mudanças, elas acontecem, ela torna a vida do garoto melhor, ela o ensina a ver o mundo de outra maneira.

Talvez eu pudesse continuar tentando explicar o que eu senti, mas é muito difícil, Katherine soube colocar em suas palavras todos os sentimentos que eram descritos, eu senti a pureza na forma como Jess agia, era incrível conseguir sentir aquilo que ele sentia na pele, a autora descrevia tudo pelos olhos de uma criança, a dor, o sofrimento, a raiva, o medo, foi tudo real, poderia parecer que foi a criança que escreveu, pois ela soube retratar tudo com uma perfeição admirável, há mais profundidade, mais sentimento nessa história do que eu me atrevo a tentar escrever.

Esse livro me fez refletir muito, quando eu terminei a leitura eu não sabia o que pensar, ele me ensinou que existe uma saída para tudo, que as vezes coisas simples mudam nossas vidas completamente, que todos aqueles detalhes que nos rodeiam devem ser notados, esse livro me ensinou que o preço de uma amizade é inestimável, e que esse é um dos tipos de amor mais puro que existe, a autora conseguiu me mostrar que uma história singela pode ser maior do que esperamos. Portanto, me perdoem, mas há sentimentos tão grandiosos que são impossíveis de descrever, apenas leia o livro, será um presente para si mesmo.

Larissa Mirandah

2 comentários:

  1. Não conhecia esse livro Larissa, mas adorei a sua dica. Parece ótimo para curtir em uma tarde.
    Nunca vi o filme - não que eu lembre - então se eu chegar a ler será tudo novidade pra mim.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Fê, o bom é que ele é fininho, porém, intenso, eu fiquei admirada com o fato de que apesar de tão poucas páginas a autora conseguiu inserir mais sentimento na história do que alguns livros com 500 e tantas páginas. Tanto o filme quanto o livro são bons, na verdade, maravilhosos, é claro que eu recomendo o livro, mas arrisco dizer que a adaptação cinematográfica é bem fiel ao livro, mudando algumas coisas apenas, mas é tão lindo quanto o livro. Vale a pena!
      Beijos

      Excluir