quinta-feira, 18 de julho de 2013

Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

Título: Cidade dos Ossos
Título Original: City Of Bones
Autora: Cassandra Clare
Tradução: Rita Sussekind
Editora: Galera Record
Ano: 2010
Páginas: 462
Série: Os Instrumentos Mortais #1
Sinopse:
"Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria."

[Sinopse retirada do site da Livraria Saraiva]

Eu nunca tive uma relação de amor e ódio com um livro, nunca houve esse meio termo entre os dois sentimentos, porém, quando eu decidi me aventurar por mais uma série, eu jamais esperava que pudesse passar por isso. A leitura desse livro foi como uma montanha-russa: turbulenta, cheia de emoções, e no final eu já estava com o coração nas mãos.

Clary Fray, uma adolescente de quinze anos, tem uma vida comum, como qualquer outra adolescente, porém, após ir a boate Pandemônio com Simon, seu melhor amigo, as coisas começam a mudar, ela presencia uma cena que parece ser apenas o começo de todas as reviravoltas: um assassinato cometido por três jovens cobertos de tatuagens. No mesmo instante o corpo desaparece, e o mais estranho ainda é que somente Clary consegue enxergá-los. Depois disso, uma série de acontecimentos inusitados parecem ocorrer em sua vida: sua mãe desaparece misteriosamente, ela começa a enxergar demônios, e descobre que possui o dom da Visão, que permite que ela enxergue o mundo dos Caçadores de Sombras. Agora Clary precisa entender o motivo de estar envolvida nisso: Por que ela consegue enxergar esse mundo? Onde sua mãe está? E uma pergunta maior ainda permanece em sua mente: quem ela é?

Se eu disser mais alguma pequena informação, acabarei soltando spoilers acidentalmente. Há muito tempo eu leio resenhas desse livro, resenhas negativas, muito negativas, e aquelas poucas resenhas positivas. Eu confesso que confio sempre nas resenhas mais positivas, porém, dessa vez eu queria formar a minha opinião, pois esse livro instigava cada parte do meu cérebro, eu queria entender o que havia de tão errado no livro para algumas pessoas o odiarem, e a resposta que eu obtive foi mais do que satisfatória: não há nada de errado com o livro.

Eu não esperava muito da história, e fui surpreendida positivamente, me vi envolvida em um mundo totalmente novo para mim: criaturas e seres sobrenaturais diferentes, organizações, anjos, cidades escondidas aos olhos humanos, e se eu tinha o objetivo de sair dessa leitura intacta, eu me enganei, me apaixonei perdidamente por mais uma série. 

Cassandra Clare escreve maravilhosamente bem, ela sabe dar um ar de veracidade muito grande a história, ao ponto que isso seria impossível por ser um sobrenatural bastante carregado de seres da fantasia, ela conduziu a história de forma inesperada e quando me dei conta o livro já havia terminado, e eu estava inerte olhando para o vazio.

Os personagens foram muito bem escritos, todos eles, Jace é o tipo de personagem que você se apaixona, ele não é um simples bad boy, ele é o tipo de personagem sarcástico que te conquista inconscientemente, quando você percebe também já está apaixonada por ele, o Jace não é um mocinho comum, que parece um príncipe encantado fora dos contos de fadas, ele é diferente, cabeça dura, implicante, e eu adorei isso nele. Clary também me pareceu diferente das protagonistas de outros livros, ela não é cheia de frescuras e inseguranças, ela age, mesmo que sem pesar as consequências, ele é o tipo de protagonista de atitude, o tipo de heroína que todos queremos encontrar nos livros. Simon, Isabelle, Alec, Luke, e até mesmo Valentim me convenceram em seus papéis, a autora soube criar personagens diferentes entre si e apaixonantes.

Confesso que no começo do livro, eu não havia conseguido me afeiçoar a história, eu adorei todos os personagens apresentados, a premissa, o cenário, mas a história não havia me atraído, e quando eu comecei a pensar que as resenhas negativas estavam certas, a autora começou a me deixar desesperada, eu devorava cada página como se fosse a última, porque eu precisava entender o que estava acontecendo, portanto, meu aviso para quem deseja começar a série: tenha paciência, o começo é meio lento, porém, quando você pensar em desistir a história irá ficar inegavelmente viciante, vá até o fim, garanto que não se arrependerá.

Se eu recomendo o livro? É lógico que sim, Cassandra criou algo que tem capacidade suficiente para se tornar uma das minhas séries favoritas, ela sabe o que está fazendo, quando você pensa que as reviravoltas tumultuosas acabaram, ela joga mais uma bomba sobre você e sequer espera você digerir tudo aquilo. O final me deixou com um aperto no peito, eu simplesmente queria gritar, eu só pensava: O que raios essa mulher está fazendo? Por quê? Eu não esperava que ela desse este destino a história, se você leu sabe do que estou falando, eu fiquei indignada, revoltada e ainda assim querendo mais, desejando o restante da série pra ontem. Cassandra faz com que você se apaixone pela história criada por ela e em seguida despedaça o seu coração. O que está esperando para ir ler esse livro?

Larissa Mirandah

2 comentários:

  1. Eu só não me encorajo pra ler porque as séries são entrelaçadas e seriam muitos livros pra querer comprar e ler. Quando o livro te leva do amor ao ódio é porque é bom, o autor que sabe mexer com as emoções do leitor, merece muito amor, rs.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu parei pra pensar nisso alguns dias atrás, e me dei conta de que eu gasto muito com livros, e ainda assim comecei mais uma série, parece inevitável sabe? Eu não consigo me conter, só de pensar que essa série tem quatro livros publicados, parece que vão sair mais dois, e ainda tem As Peças Infernais, tenho até dó do meu escasso dinheiro rs'
      A Cassandra soube fazer isso incrivelmente bem, no mesmo momento que você ama aquilo que está lendo, ela vira a história de ponta cabeça e você começa a odiar o rumo que ela deu, é assim durante a leitura toda, e quando você chega ao final, bem, é uma bomba digna de parabéns, porque eu fiquei desnorteada quando li, você disse tudo Fê!
      Beijos, flor!

      Excluir