quinta-feira, 11 de julho de 2013

O Ladrão de Raios - Rick Riordan

Título: O Ladrão de Raios
Título Original: The Lightning Thief 
Autor: Rick Riordan
Tradução: Ricardo Gouveia
Editora: Intrínseca
Ano: 2008
Páginas: 400
Série: Percy Jackson & Os Olimpianos #1
Sinopse:
"Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses."

[Sinopse retirada do site da Livraria Saraiva]

O que aconteceria se, depois de enfrentar as mais estranhas situações e monstros, você descobrisse que seu pai é um deus da mitologia grega? E se você descobrisse que todas as histórias da mitologia grega que você ouviu em suas aulas de História são reais? E se você descobrisse que existe um acampamento repleto de filhos de deuses? E se você descobrisse que talvez o seu destino seja maior do que você imaginava? E se?

Perseu, ou Percy Jackson, tem doze anos de idade e já foi expulso de seis escolas, por algum motivo, coisas estranhas vivem acontecendo com ele, incluindo a visita constante de monstros tentando destruir suas escolas. Quando Percy é atacado por sua professora de matemática, que se transformou em um monstro, ele descobre que seu melhor amigo é um sátiro, seu professor de latim é um centauro, que as histórias sobre mitologia grega são reais, que seu pai é um deus grego, tornando Percy um semideus, e para completar, ele descobre que foi acusado de roubar um objeto de grande importância para um dos maiores deuses. Agora Percy precisa  sair em missão, reaver o objeto que foi acusado de roubar, levá-lo até o Monte Olimpo e salvar sua mãe, isto é, se ele conseguir continuar vivo até lá.

As vezes eu não consigo expressar em uma resenha toda a essência do livro, as vezes o que você sente ao ler o livro não se compara sequer a metade do que você foi capaz de transmitir na resenha, confesso que essa série se tornou uma das minhas favoritas, o que tornou o ato de resenhar esses livros uma tarefa árdua e dolorosa, portanto, deixo o meu aviso de que tudo que eu disser aqui não poderá ser comparado a grandiosidade dessa série.

Meu pai diz que eu tenho um fraco por coisas épicas, livros relacionados à fatos históricos, mitologias diversas, deuses antigos, monumentos e batalhas históricas, o que de fato é a verdade, o que eu não imaginava era que essa série pudesse me cativar de tal forma, O Ladrão de Raios cumpre seu papel perfeitamente, e com toda certeza faz com que você deseje a sequência com urgência.

Mitologia grega sempre me atraiu, porém, eu nunca imaginava que ela poderia se tornar mais interessante ainda nas mãos do Rick Riordan, ele é um autor irrevogavelmente incrível, ele adaptou toda a mitologia grega para o mundo atual, tornando-a tão real que você começa a acreditar seriamente que aquela história é real, ele criou um mundo onde os deuses gregos são modernos e o Monte Olimpo é no Empire State, isso sem falar que ele deu vida a personagens únicos e cativantes, e conseguiu mesclar diálogos bem construídos e ao mesmo tempo divertidos.

A narrativa em primeira pessoa flui de forma assustadora, quando você percebe já terminou de ler o livro, acho que o fato dele ser ao mesmo tempo leve e repleto de ação, contribui para que o leitor se prenda a história e não perceba o tempo passando, eu por exemplo, mal consegui largar o livro. Em algumas resenhas sobre o livro, eu vi pessoas comparando a série com Harry Potter, e eu acredito que há uma grande barreira que separa as duas séries, apesar de haver sim a presença de alguns fatores semelhantes, em minha opinião, as histórias são totalmente distintas e uma não interfere no andamento da outra, portanto, não se prendam a isso.

O Ladrão de Raios é um livro leve, divertido e repleto de histórias, o autor soube recriar toda uma mitologia com maestria, ele sabe como prender seu leitor e deixá-lo ávido por mais, eu arrisco dizer que esse livro merece mais elogios do que eu seria capaz de descrever. Esse livro apresenta aos seus leitores uma série que promete ganhar seu espaço em nossas estantes, portanto não façam como eu e enrolem para conhecer Percy Jackson, leia o mais rápido possível, você tem a minha garantia que não irá se arrepender, só tome cuidado para não se apaixonar demais pela escrita do Rick, ela é viciante.

Larissa Mirandah

6 comentários:

  1. Oi Larissa!! Legal que você gostou do primeiro livro da série do Percy Jackson. Já li toda essa série e curti DEMAIS, sou muito fã do autor.

    A série seguinte, Heróis do Olimpo, desestimula um pouco, mas a outra série do autor, de mitologia egípcia, "As Crônicas dos Kane", também é fantástica. Já viu? Vale uma chance!

    Espero que continue gostando da série! Percy e Annabeth são muito legais hahahaha

    Um beijão,
    Renato.
    www.estejali.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato, eu confesso que já li a série inteira, o Rick Riordan tem uma narrativa viciante então foi meio inevitável devorar os livros, só sosseguei quando terminei de ler o último livro da série, e agora que estou postando as resenhas, então eu tenho que concordar com você, a série é maravilhosa.
      Ah, eu fiquei curiosa com Heróis do Olimpo, e apesar de ler alguns comentários negativos, eu quero dar uma chance, porque é o Riordan, entretanto, acho muito difícil superar Percy Jackson & Os Olimpianos, muito difícil mesmo... Enfim, obrigado pelo comentário, agora eu entendo perfeitamente porque todo mundo ama PJO, é impossível não se apaixonar pela série!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Lari!!!
    Eu não li essa série ainda mas fiquei feliz em pegar a resenha do primeiro livro aqui! Li o primeiro da série "Heróis do Olimpo" e gostei muito! Disseram que tem a ver com o Percy Jackson mas eu consegui entender e me aventurar do mesmo jeito! Claro, quem leu PJ vai se sentir mais dentro da história que eu, mas ainda assim eu gostei bastante da narrativa do Rick!

    Eu assisti o filme Percy Jackson, o livro é no mesmo estilo ou nada a ver? Também gosto de mitologias e o Rick criou um mundo super agradável né? Não ficou uma coisa chata, maçante!

    Parabéns pela resenha! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não li Os Heróis do Olimpo Jeh, mas depois de ler PJO se tornou uma leitura quase obrigatória, fico feliz em saber que você gostou, realmente espero muito da série. A narrativa do Rick é única, eu me sentia tão bem lendo os livros que mal percebia que eu já estava terminando cada um deles, você começa a ler rápido e fica com aquela necessidade de saber mais e mais sobre a história, o Rick sabe como surpreender seus leitores, meu conselho: LEIA! Leia, tipo, pra ontem! Esse é o tipo de série que você se arrepende de não ter conhecido antes, é quase um pecado rs'
      Quanto ao filme, bem, você precisa enxergar as duas coisas de forma distinta, o filme é bom apenas como filme, é impossível ele ser caracterizado como adaptação do livro porque não se parece em nada com o livro, hã, isso ficou meio confuso, mas deu pra entender, eu acho. O livro é, sem dúvida, melhor do que o filme, os produtores pegaram apenas a ideia central do livro e modificaram todo o restante do filme, por isso ele recebeu tantas críticas devidamente sinceras, infelizmente estragaram a chance de produzir uma grande franquia.
      Obrigada pelo carinho Jeh, ficou muito feliz que tenha gostado da resenha!
      Beijos

      Excluir
  3. EU AMO PERCY JACKSON! <3 Haha.
    Pois é, a narrativa em primeira pessoa - típica nos livros do Tio Rick - fluem tão rápido que chega a ser assustador mesmo. Aliás, torna tudo ainda mais próximo de nós, não é!
    Somos duas. Eu também AMO mitologia, especialmente grega e egípcia. *-*
    Ótima resenha, flor.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, hoje eu fico muito feliz em poder dizer que também amo Percy Jackson, e me arrependo amargamente de ter demorado tanto para começar a série rs'
      Eu sempre tive preferência pela narrativa em primeira pessoa, acredito que ela torna mais fácil a aproximação do leitor com os personagens, entretanto, eu não imaginava que pudesse me apaixonar tanto por uma narrativa como me apaixonei pela do Tio Rick, ele é, sem dúvida, um dos meus autores preferidos. Mitologia é fascinante, grega, egípcia, nórdica, porém, a grega continua sendo a minha preferida, acho que eles tem sempre muito a oferecer e histórias riquíssimas!
      Que bom que gostou da resenha Rafa!
      Beijos

      Excluir