terça-feira, 9 de julho de 2013

Top Terça #2: A Culpa é das Estrelas


Hazel Grace disse uma vez que alguns infinitos são maiores que outros, eu não seria capaz de descrever quantos infinitos esse livro ocupou em meu coração. Quando um livro simplesmente faz com que você se cale, palavra ou elogio algum será suficiente para defini-lo, acreditem, ele faz isso por si só. Essa semana eu escolhi alguns quotes do livro A Culpa é das Estrelas para o Top Terça, não sei explicar o motivo ou o quanto eles significam para mim, no entanto, eles são apenas uma parte do infinito indescritível que esse livro é. Os quotes não estão em ordem de preferencia, e eu já aviso que trapaceei ao escolher treze quotes... Tenho apenas um conselho: se você ainda não leu esse livro, LEIA AGORA!

01. Página 42
"- HAZEL! HOJE É SEU TRIGÉSIMO TERCEIRO MEIO ANIVERSÁRIO!
- Ahhhhh! - falei. Minha mãe era totalmente adepta da prática de maximizar celebrações de datas comemorativas. HOJE É O DIA DA ÁRVORE! VAMOS ABRAÇAR ÁRVORES E COMER BOLO! COLOMBO TROUXE VARÍOLA PARA OS NATIVOS DA AMÉRICA; PRECISAMOS FESTEJAR A DATA COM UM PIQUENIQUE! etc. - Já que é assim, feliz trigésimo terceiro meio aniversário para mim - completei."

02. Página 53
" -[...] Então tá, me diga, o cara das tulipas é um vigarista ou não é? Estou tendo um mau pressentimento com relação a ele.
- Nada de estragar o suspense - eu disse.
- Se ele for qualquer coisa diferente de um completo cavalheiro, vou arrancar os olhos dele fora."

03. Página 54
"Quando saímos do cinema, vi que tinha recebido quatro torpedos do Augustus.
       'Diga que meu exemplar veio com as últimas vinte páginas faltando ou algo assim.
       Hazel Grace, diga que não cheguei ao fim desse livro.
       AI MEU DEUS ELES SE CASAM OU NÃO AI MEU DEUS O QUE É ISSO [...]'"

04. Página 63
"- Esse é o problema da dor - o Augustus disse, e aí olhou para mim. - Ela precisa ser sentida."

05. Página 72
" - O.k. - ele disse, depois do que pareceu ser uma eternidade. - Talvez o.k. venha a ser o nosso sempre.
- O.k. - falei."

06. Página 73
" - Ah - ele disse. - Pois é. As pessoas ficam me dizendo que os outros sentidos vão ficar mais aguçados para compensar, mas ISSO OBVIAMENTE AINDA NÃO ACONTECEU. Oi, Hazel do Grupo de Apoio. Chegue mais perto para que eu possa examinar seu rosto com as mãos e enxergar sua alma com mais profundidade do que qualquer outro ser que tenha o dom da visão.
- Ele está brincando - disse a enfermeira."

07. Página 87
" - Cara, você é demais - falei para ele.
- Aposto que diz isso para todos os garotos que bancam viagens internacionais para você - ele retrucou."

08. Página 98
"Eu estava brincando, Hazel Grace. Eu entendo. (Mas nós dois sabemos que o.k. é uma expressão bastante "paquerativa". Ela está CARREGADA de sensualidade.)"

09. Página 128 
"- Por que comidas de café da manhã são comidas de café da manhã? - perguntei a eles. - Tipo, por que não comemos curry no café da manhã?
- Hazel, coma.
- Mas por quê? - perguntei. - Na boa, falando totalmente sério: por que é que os ovos mexidos passaram a ser exclusividade do café da manhã? Você pode colocar bacon num sanduíche sem que ninguém dê nenhum chilique. Mas, no instante em que seu sanduíche ganha um ovo, vira um sanduíche de café da manhã." 

10. Página 135
"- Você é uma pessoa difícil de se consolar - o Augustus disse.
- O consolo superficial não é um consolo verdadeiro - falei. - Você já foi uma flor rara e frágil. Você sabe disso.
Ele ficou em silêncio por um instante.
- Você sabe como calar a minha boca, Hazel Grace.
- É meu privilégio e minha responsabilidade - retruquei."

11. Página 142 (O meu predileto.)
"- Eu estou - ele disse, me encarando, e pude ver os cantos dos seus olhos se enrugando. - Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você." 

12. Página 153
"- Você acredita em vida após a morte?
- Eu acho que a eternidade é um conceito errôneo - respondi.
Ele sorriu de um jeito afetado.
- Você é um conceito errôneo.
- Eu sei. E é por isso que estou sendo retirada da rotação.
- Isso não é engraçado - ele disse, olhando para a rua."

13. Página 283
" Eu aceito minhas escolhas. Espero que a Hazel aceite as dela."


Larissa Mirandah

Nenhum comentário:

Postar um comentário