quinta-feira, 25 de julho de 2013

O Mar de Monstros - Rick Riordan

Título: O Mar de Monstros
Título Original: The Sea of Monsters
Autor: Rick Riordan
Tradução: Ricardo Gouveia
Editora: Intrínseca
Ano: 2009
Páginas: 304
Série: Percy Jackson & Os Olimpianos #2
Sinopse:
 "Segundo volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O Mar de Monstros narra as novas aventuras de Percy e seus amigos na busca do Velocino de ouro, o único artefato mágico capaz de proteger o Acampamento Meio-Sangue da destruição.
É com essa missão que ele e outros campistas partem para uma eletrizante viagem pelo Mar de Monstros, onde deparam com seres fantásticos, perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança. Está em jogo a existência de seu refúgio predileto e, até então, o lugar mais seguro do mundo para eles.
Antes de tudo, porém, nosso herói precisará confrontar um mistério atordoante sobre sua família - algo que o fará questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição."

[Sinopse retirada do site da Livraria Saraiva]

Tudo estava indo bem na vida de Percy desde o último ano, nada de monstros estranhos, professoras querendo matá-lo, ou alguém o acusando de ter roubado um raio, entretanto, quando um jogo de queimada se torna uma batalha pela sua sobrevivência, uma série de acontecimentos parece ser desencadeada, e ele logo se vê rodeado novamente por problemas, mistérios e surpresas que o destino resolveu guardar para ele. Como Percy lidará com todos esses problemas, e algo maior ainda?

E eu posso afirmar mais uma vez que o meu amor por essa série é realmente inquestionável, e eu não consigo entender o motivo de ter demorado tanto para começar a ler esses livros maravilhosos, não façam como eu, se você está lendo essa resenha e ainda não conhece a série, leia esses livros!

Nesse segundo livro da série eu notei que a história já amadureceu consideravelmente, continua um livro divertido, repleto de aventuras, monstros e personagens carismáticos, entretanto, enquanto o primeiro livro é mais inocente, ingênuo, esse livro já no mostra uma situação onde o Percy precisa fazer escolhas e aprender a lidar com certos fatos. No final da sinopse do livro fala-se sobre "um mistério atordoante sobre sua família", e creio que foi esse um dos fatos que tornou a leitura desse livro mais interessante, você quer saber como Percy vai agir diante dessa situação e o que ele vai fazer à respeito. Eu gostei desse elemento do livro, mostrou que ser um semideus não é apenas viver em um mar de rosas, também há o lado que o fará questionar quão bom é ser filho de um deus.

Quando eu comecei o livro eu estava pensando: "Tudo bem, o Percy conseguiu se adaptar ao Acampamento e aceitou a ideia de ser um semideus, agora vai dar tudo certo...", eu estava equivocada, o Rick simplesmente foi colocando um desastre atrás do outro, e eu me vi enlouquecendo no meio dos personagens novos e dos obstáculos da nova aventura do Percy, portanto, se tem algo que o Rick sabe fazer muito bem é surpreender seu leitor quando ele menos espera.

Agora vamos falar dos personagens: eu simplesmente adoro a Clarisse, não tem como não gostar dela, e fiquei muito feliz com a atenção que ela recebeu nesse livro, ela teve uma importância considerável na história, e o Tyson se tornou o meu queridinho, alguém me explica como um personagem pode ser tão fofo, corajoso e divertido ao mesmo tempo? Os personagens secundários nos livros do Rick não ficam na sombra, eles recebem atenção e ainda conseguem capturar nossos corações, todos eles tem uma história e o autor faz questão de abordá-las.

Não posso me esquecer da mitologia, que continua instigando seus leitores, algumas vezes durante a leitura, eu deixava o livro de lado e começava a pesquisar sobre as histórias, como o Polifemo, Caríbdis e Squila, é tudo tão curioso que você quer saber mais sobre o assunto, o autor escreve de uma forma tão natural que você fica querendo mais informações, a tarefa de saber onde a história antiga termina e começa a versão do autor é bastante árdua, pois ele obtém sucesso em trazer cada parte da mitologia grega para o nosso mundo e explorá-la da melhor forma possível.

Rick Riordan me mostrou que suas histórias são mais densas do que eu imaginava, que há mais reviravoltas do que eu conseguiria prever, que seu dom para me encantar com a mitologia grega é impossível de ser descrito, e que mais uma vez, eu não sou capaz de expressar em uma resenha o que seus livros causam em mim. Continuo recomendando avidamente a série para aqueles que procuram um aventura que oferece mais do que você possa imaginar, o autor irá lhe surpreender do início ao fim.

Larissa Mirandah

6 comentários:

  1. Rick é muito amor ♥
    Nossa, se você já ficou tão maravilhada com esse livro, se prepare para os próximos. De todos, esse é o que menos gosto da série, daí só fica melhor!

    Ah, eu também sempre parava pra pesquisar a mitologia :D

    Beijitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, você disse tudo: Rick é muito amor²
      Eu amei a série inteirinha, sabe quando você termina e fica pensando: "Por que raios eu não li a série antes? O que me fez demorar tanto para conhecer essa história incrível?" Pois bem, como eu me arrependo de não ter lido antes, porque eu não consigo encontrar um pontinho negativo sequer na série, ela é impecável e perfeita, e o Rick já ganhou meu coração. Necessito com urgência de Os Heróis do Olimpo e As Crônicas dos Kane rs'
      Beijos flor!

      Excluir
  2. Não consegui até hoje ler alguma coisa do Rick Riordan =/
    Mas sei lá, essa série do Percy Jackson não me atrai muito. Queria ler algo mais adulto dele, sabe? Tipo Tequila Vermelha...

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só li mesmo essa série, mas acredito que a narrativa dele de uma forma mais adulta deve ser tão boa quanto a juvenil, ele tem uma forma singular de narrar os fatos para que você se interesse por eles, ele sabe como conduzir uma história para o rumo certo sem deslizar em nenhum momento. Eu havia me esquecido que ele tinha um livro mais adulto, agora fiquei curiosa para saber como ele deu vida a uma história mais adulta. Bem Kel, eu recomendo Percy Jackson porque ele realmente me encantou, mas você já sabe que é infanto juvenil e tudo, mas o Rick Riordan como autor é maravilhoso, mais do que recomendando.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Lari! :)

    Acho que eu já comentei a respeito, mas não custa nada repetir: Percy Jackson é muito amor!
    Concordo, a cada livro a série vai amadurecendo, a história também torna-se mais sombria, mas sem perder o lado divertido e fofo. O tio Rick tem uma narrativa peculiar e super envolvente!
    Ah, o Tyson também é meu queridinho!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É aquele tipo de série que você começa inocentemente e acaba se apaixonando sem querer, pelo menos eu me senti assim. O Rick sabe como mesclar esse lado sombrio com o divertido sem haver uma divergência entre ambos os lados, ele sabe como encaixar cada cena, aquela mais imersa no drama e aquelas que fazem você gargalhar, e o melhor é que o lado divertido não é forçado, é algo que flui naturalmente. O Rick entrou definitivamente na lista de autores favoritos, ele merece!
      Beijocas Rafa!

      Excluir