segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A Sacudidora de Palavras


Talvez seja difícil escrever esse texto, talvez eu não chegue nem mesmo perto do que eu quero dizer porque eu não sei ao certo se existem palavras suficientes para descrever algo tão especial quanto os livros, a verdade é que quando eu decido falar sobre eles, as palavras somem, ficam engasgadas em minha garganta, porém, eu acredito que não exista uma palavra capaz de definir os livros, não mesmo, existem muitas, milhares de palavras, mas parece que no momento, nenhuma delas é incrível o suficiente.

Quando você está lendo um livro é mais do que adquirir conhecimento, enriquecer seu vocabulário, esse argumento já foi muito usado, vamos mudar um pouco: é mais do que apenas ler, quando você decide começar a ler um livro é como se você estivesse decidido a mudar sua vida, porque é isso que acontece, você pode começar inocentemente, mas chega um momento em que a opção de sair intacto da história desaparece, e você não tem mais o direito de fazer essa escolha.

Eu gosto de sentir ao extremo todos os sentimentos que os livros exalam e despertam em mim, dizem que isso ocorre devido a intensidade dos meus sentimentos por se encontrarem na adolescência, e se isso for verdade, por favor, eu não quero crescer. Eu choro facilmente com um livro, e eu confesso que gosto disso, eu gosto de saber que o livro me alcançou de tal forma que afetou meus sentimentos, quando ele deixa os mais fundos buracos em meu peito, e me faz acreditar que a minha vida jamais será a mesma, que nada mais é igual, que o mundo é diferente, que as pessoas são diferentes, e são entre as lágrimas e soluços que eu descubro o quanto o livro é incrível, e eu desejo no fundo do meu coração, com uma esperança infinita, um dia viver aquilo, ou algo parecido.

Quando você termina um livro, é como perder o chão, você passa algumas horas em choque, e talvez até alguns dias com a sensação de que nada é como aquilo, que nada irá superar aquela história, é inevitável, mas o que vem depois é melhor ainda, a sensação de saber que você leu uma história incrível, saber que ela mexeu com seus sentimentos e mudou algo dentro de você, eu me sinto bem, como se tivesse sido acolhida por aquela história. Talvez esse texto não faça muito sentido, talvez ele esteja incoerente, mas os meus sentimentos também são assim, incoerentes diante do mundo real, porém, palpáveis no mundo das palavras.

Livros também salvam vidas, a Liesel Meminger me ensinou isso, ela me mostrou que as palavras tem essa força, que não importa a situação que você está, seja a Alemanha nazista, ou um momento qualquer da sua vida, o poder dessas palavras irá perdurar por séculos, essa pequena Sacudidora de Palavras teve suas forças encontradas nessas mesmas palavras que eu leio hoje, se a história é real ou não, se isso é verdade ou não, cabe a nós acreditar, e eu acredito nisso, acredito que tudo que sentimos hoje, muitos outros já sentiram, e muitos ainda sentirão, porque precisa ser assim, somos todos sacudidores de palavras, e inconscientemente, essas palavras salvam nossas vidas! Eu acredito nisso...


Larissa Mirandah

4 comentários:

  1. Nossa, texto lindo, de verdade. Também me sinto da mesma forma, adoro quando o livro me faz rir, chorar, pular de alegria... adoro sentir tudo isso.

    E já saí mudada muitas vezes, acredito que pra melhor. Nada como você se identificar com uma personagem, vê-la crescer e pensar "Ei, também quero isso".

    Enfim, adorei o texto

    Beijitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso Gabi, as vezes eu termino uma leitura e fico engasgada com tudo isso, sem ter com quem conversar, é muito bom postar aqui e saber que há pessoas que sentem o mesmo, que também passam por isso. O legal dos personagens é que, ele pode ser chato, insuportável, e fazer um trilhão de burradas, se você gostar dele, sempre vai torcer, chorar, se emocionar, ver eles crescerem não tem preço mesmo, é singular.
      Fico muito, muito feliz em saber que gostou!
      Beijocas!

      Excluir
  2. Parabéns pelo texto maravilhoso.
    Super me sinto assim HAHA
    Têm livros que super fazer a gente viajar, ficar pensando por dia.. amo isso.
    Alguns nos fazem criar teorias...como não amar?


    Mas tem uns que confesso que dou graças a Deus, quando termino HAHA

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nana,
      Acho que esse é um sentimento que todos nós temos em comum, acredito que a partir do momento em que um livro deixa de ser apenas mais uma leitura, e passa a ser algo indispensável, importante, é aí que realmente encontramos o valor de um livro, qual seria a graça de ler apenas por ler? O mágico está nas emoções que o livro desperta em nós, nas mudanças que ele provoca, é desse jeito que você falou.
      Acredita que eu passei por pouquíssimas situações de dar amém quando termino um livro rs? É muito raro eu não gostar do livro, já me senti feliz por ter terminado uns três ou quatro, ainda bem né?
      Beijos

      Excluir