quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Fallen - Lauren Kate

Título: Fallen
Título Original: Fallen
Autora: Lauren Kate
Tradução: Alda Lima
Editora: Galera Record
Ano: 2009
Páginas: 406
Série: Fallen #1
Sinopse:
"Algo parece estranhamente familiar em relação a Daniel Grigori. Solitário e enigmático, ele chama a atenção de Luce logo no seu primeiro dia de aula no reformatório. A mudança de escola foi difícil para a jovem, mas encontrar Daniel parece aliviar o peso das sombras que atormentam seu passado: um incêndio misterioso - que provocou a morte de seu namorado - levou Luce até ali. Irremediavelmente atraída por Daniel, ela quer descobrir qual é o segredo que ele precisa tanto esconder— uma verdade que poderia matá-la. Algo que, em suas vidas passadas, Daniel não conseguiu evitar. Excitante, sombrio e romântico Fallen é, ao mesmo tempo, um thriller vigoroso e uma inesquecível história de amor."


[Sinopse retirada do site da Livraria Saraiva]


Eu sou uma pessoa curiosa, quando eu comecei a ler tantas resenhas negativas de Fallen, fiquei mais atraída ainda para ler o livro, eu nunca pensei em compra-lo, mas eu tinha uma vontade imensa de descobrir o motivo de tantas pessoas o criticarem, e quando tive a oportunidade de pegá-lo emprestado eu não hesitei.

Coisas estranhas acontecem com Luce, coisas sem explicação, coisas que ninguém mais vê, e depois de um incidente, as pessoas passam a acha-la perturbada e louca. Graças a isso, ela é mandada para um internato para adolescentes problemáticos, e lá as coisas se tornam ainda mais estranhas, sem contar a sensação familiar que tem a respeito de Daniel Grigori. Há mais segredos nessa história do que podemos enxergar...

Eu vou logo esclarecer algo, eu não odiei o livro como muitas pessoas, tampouco amei e o coloquei entre os favoritos, ele ficou no meio termo. Eu fiquei com a sensação de que a Lauren poderia ter explorado sua história de outra forma, eu senti um enorme vácuo quando terminei, pois, ao mesmo tempo que ela revela alguns fatos, ela não conta absolutamente nada, e isso me irritou profundamente. Em minha opinião, o mistério que há em uma história precisa ser dosado, nem demais, nem de menos, e a Lauren não soube fazer isso. Ao ponto que ela nos explica alguns fatos, ela dobra o número de coisas que não foram esclarecidas.

Outra coisa que não me agradou foi a Luce, alguém me explique qual é a razão de se criar personagens chatas e que ficam obcecadas com o mocinho? Tudo bem, eu entendo que ali há alguma coisa, no final nós entendemos a atração natural que ela tem por ele, mas era necessário mesmo todas as loucuras que a Luce fez apenas para satisfazer o desejo de saber mais sobre ele? Daniel Grigori é outro personagem que me deixou incomodada, o humor dele é meio instável, em um segundo ele está ao lado da Luce, e no outro ele está fugindo dela, eu demorei a entender esse rapaz, e mesmo quando descobri a explicação para isso, não achei válido. Muitas perguntas ficam sem respostas.

Agora vamos ao lado bom do livro. Com exceção desses protagonistas singulares e que me incomodaram, eu adorei os outros personagens, e destaco dois: a Ariane e o Cam. Eu fiquei apaixonada pela Ariane assim que ela apareceu na história, meio louca, atrevida, insolente e divertida, ela agia impulsivamente e falava cada coisa que me deixava mais admirada com ela, essa garota é uma personagem realmente diferente. O Cam é muito misterioso, eu desconfiei dele o livro inteiro, entretanto, eu não sabia o que pensar sobre ele, toda aquela aura sombria, cheia de segredos, isso me deixou encantada, e no final, eu fiquei surpresa.

O mistério que rodeia o casal principal é interessante, a mitologia, os segredos e mistérios do lugar e das pessoas que estão ali me deixaram muito curiosa, e eu admito que levei a leitura adiante apenas por isso. O final estranho que a autora criou me deixou meio perdida, e por um segundo eu desejei loucamente ter a continuação comigo. Confesso que o está me levando a querer continuar a série é apenas minha curiosidade louca, a autora deixou tantos mistérios no ar que eu quero descobrir todos eles, eu quero entender tudo que o Daniel não revelou, eu quero saber mais sobre os seres apresentados nesse livro, e é apenas isso. Lauren Kate ainda não conseguiu me conquistar, mas eu darei outras chances.

A diagramação do livro é simples, mas bonita, com alguns arabescos delicados no começo de cada capítulo, a capa é incrível, quando você passa os dedos sobre ela tem a sensação de que é aveludada, a garota na capa é perfeita, a floresta atrás com todo o ar sombrio é majestosamente incrível, e passa uma ideia adequada da história, e eu não encontrei nenhum erro na revisão.

Não espere um livro perfeito, que vá te deixar apaixonado pela continuação, apesar de não ter sido atraída de primeira pelo livro, eu tenho que aceitar o fato de que sim, eu gostei do livro, é uma história meio fraca, com algumas partes cansativas, mas se você for como eu, e adora tirar as próprias conclusões sobre livros que dividem opiniões, então vá em frente, vale a pena tentar, quem sabe não acontece o oposto comigo, e você se apaixona pela história? 

Larissa Mirandah

4 comentários:

  1. Hey
    Comprei esse livro tem MUITO tempo hahaha
    Esses dias até achei uns marcadores nele, anyway

    O fato da quantidade de resenhas negativas que li, me desanimara bastante.. mas como curto plot envolvendo anjos, farei o possível pra ler.

    Ótima resenha.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana!
      É exatamente assim, as pessoas deixaram o livro de lado por medo, devido ao enorme número de resenhas negativas, mas é como eu disse na resenha, o livro não é tão ruim quanto as pessoas dizem, é sim monótono, chato, cansativo, mas se a sua curiosidade com as criaturas sobrenaturais, se você ficar desejando saber o que vai acontecer, vale a pena. Eu dei uma chance inocentemente, e agora pretendo ler toda a série, ou seja, vale a pena ler e tirar as próprias conclusões... Obrigada pelo carinho Nana, beijos!

      Excluir
  2. Também achei a mesma coisa desse livro. A única coisa que me fez ler, é que como eu não li nenhum outro livro deste tipo, de romance sobre anjos, achei diferente. Mas a narrativa, na maior parte do livro é muito cansativa, o que me moveu realmente foi a curiosidade. E odiei o vácuo que a autora deixou no final do livro. E quanto a Luce, se neste primeiro livro ela é irritante, em Tormenta ela tá bem pior, embora no segundo livro o quesito narrativa melhore um pouco. Eu pretendo ler os proximos livros, estou curiosa para saber como vai acabar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digo o mesmo Mayse, eu também nunca li nada sobre anjos antes de Fallen, apesar de ter muita vontade, mas sempre deixei passar a oportunidade, no quesito histórias sobre anjos, eu até gostei do que li, mas é como você disse, a narrativa é pouco entusiasmante, e reduziu muito a minha vontade de ler o livro, e aquele final me irritou, principalmente o que aconteceu relacionado a Penn, foi desnecessário. A Luce é o grande problema, em Fallen achei ela meio obsessiva, e aquela necessidade do Daniel, esquece, nem vou continuar divagando sobre ela. Fico feliz em saber que a narrativa melhora em Tormenta, pretendo continuar a série, mas é apenas por curiosidade, não houve nada que me ganhasse inteiramente no primeiro livro, espero que a Lauren melhore a situação nos próximos livros, só resta ter esperança....
      Beijos

      Excluir